Superávit nas contas da Previdência de Rio das Ostras

Gestão eficiente garante bons resultados financeiros em 2011

O ano começa com uma boa notícia para servidores ativos, aposentados e pensionistas da Prefeitura de Rio das Ostras. A Previdência de Rio das Ostras comemora bons resultados financeiros obtidos em 2011, com superávit alcançado por meio de uma gestão eficiente e transparente que levou a um rendimento global de 13,05% ao ano.

O contador Leonardo Rosa é o gestor dos recursos da Previdência. Ele explica que a gestão financeira da previdência municipal administra as possibilidades legais, as estimativas previstas pelo Banco Central e escolhe onde os recursos serão aplicados. “Desta forma é possível decidir sobre os futuros investimentos a serem utilizados para cumprir a meta atuarial, ou seja, a rentabilidade mínima necessária para investimentos de um plano de previdência, garantindo, assim, o cumprimento dos compromissos futuros”, destaca Leonardo.

“Apesar das dificuldades encontradas durante o primeiro semestre de 2011, quando as incertezas da economia global geraram instabilidade no mercado, a Previdência de Rio das Ostras obteve um rendimento global de 13.05% a.a, superando a meta atuarial de 12,36% a.a, ou seja, IPCA + 5,50%. Na prática, tudo isso significa um ganho real na ordem de 1 milhão de reais para o Fundo de Previdência”, enfatiza Mário Baião, presidente da Previdência de Rio das Ostras.

TRANSPARÊNCIA – As finanças da Previdência são administradas pelo gestor dos recursos e pela diretoria executiva, aprovadas e fiscalizadas pelo Conselho Municipal de Previdência e pelo Conselho Fiscal, que conta com representantes de servidores efetivos do município.

Todos os relatórios de gestão são obrigatoriamente registrados no Ministério da Previdência e Assistência Social, onde a execução é acompanhada e criticada ao longo do ano.

“O superávit nas contas da Previdência de Rio das Ostras é o resultado de uma administração eficiente e transparente. Isso também representa um ganho para milhares de moradores do município, uma vez que o equilíbrio financeiro da previdência também traz tranquilidade para os familiares dos servidores efetivos do município”, finaliza Mário Baião.

FONTE:

Secretaria de Comunicação Social

Departamento de Jornalismo

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.