Special Olympics Brasil realiza Festival de Futebol de cinco em Rio das Ostras
Entidade internacional promove inclusão de pessoas com deficiência a partir do esporte
Rio das Ostras receberá, neste sábado, dia 10, atletas da região para a disputa do 1º Festival de Futebol de cinco e de habilidades individuais, ambos adaptados para pessoas com deficiência intelectual, no Estado do Rio de Janeiro. O torneio, promovido pela Special Olympics Brasil, com apoio da Prefeitura, será realizado no Centro Esportivo Francisco Leite, no Village, e contará com a presença do técnico da Seleção Brasileira da modalidade, Márcio Savioli. Ele estará de olho nos cerca de 100 atletas, que poderão receber uma chance com a camisa “amarelinha”. As competições acontecem de 8h às 17h.
Para a diretora executiva da Special Olympics Brasil, Ana Paula Soares, a escolha de Rio das Ostras para sediar o evento no Estado se deve pelo sucesso do curso de capacitação em Futebol para Deficientes Intelectuais para professores de educação física, realizado em maio. “Os professores participaram com muito entusiasmo das atividades propostas. Além disso, a administração se mostrou extremamente comprometida com o tema da inclusão e disposta a dar total apoio ao nosso movimento. Nossa parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer é um grande avanço na direção da verdadeira inclusão social e transformação de vidas!”, comemorou.
O Festival faz parte do Projeto Somos, que tem por objetivo disseminar a prática do futebol para pessoas com deficiência intelectual. Está prevista a capacitação de 500 novos técnicos de futebol para este público, ampliando o número de praticantes da modalidade. Ao todo, serão realizadas seis seletivas, três no Rio e três em São Paulo.
A seleção disputará a primeira Copa Mundial de Futebol da Special Olympics, com a participação de 24 países. A competição será realizada em 2014, provavelmente em novembro, no Chile, e tem a chancela da FIFA.
SPECIAL OLYMPICS – A Special Olympics é um movimento fundado na década de 60, nos Estados, pela irmã do então presidente Kennedy, com o objetivo de promover a inclusão das pessoas com deficiência intelectual por meio do esporte. Entre os embaixadores da Special Olympics no Brasil estão Zico, Romário, Ricardo Rocha, Robson Caetano, Lars Grael, entre outros.
Atualmente, são mais de quatro milhões de atletas com deficiência intelectual em todo o Mundo. “A abordagem pedagógica do programa desafia o participante a tomar decisões e fazer escolhas. Dentre os benefícios estão o aumento da confiança no corpo, a melhora da autoestima, o desenvolvimento da independência e autonomia, contribuindo com o fortalecimento da capacidade de inserção na sociedade”, explica a diretora da entidade.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo