Soluções para enchentes

Vice-prefeito e técnicos do INEA debatem soluções para enchentes

Benedito Wilton (Broder) apresentou aos engenheiros do Instituto propostas de criação de canais de drenagem

Como mais uma ação da Comissão Permanente de Prevenção a Enchentes de Rio das Ostras, o vice-prefeito Benedito Wilton (Broder) recebeu nesta terça-feira,11, técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). O objetivo do município é contar com o apoio técnico do Instituto para realizar intervenções nos rios e canais da cidade, para reduzir o problema das enchentes.

Os engenheiros do Inea, Carlos Ramos e Henrique Frickmann – coordenador de obras da entidade – conheceram as propostas desenvolvidas pela Comissão para desassoreamento dos rios e abertura de canais para escoamento das águas das chuvas em áreas de alagamento. As propostas serão avaliadas por especialistas, em uma parceria entre o município e o Instituto.

“As intervenções em rios e canais dependem da aprovação do Inea. Solicitamos então ao Instituto estudos sobre a ligação do Canal de Medeiros com o rio São João, ligação do rio Jundiá com o rio das Ostras e desassoreamento do rio das Ostras, o que acreditamos ser a solução para o problema de enchentes na cidade”, disse o vice-prefeito.

Os engenheiros também visitaram as áreas dos rios, na Boca da Barra, no Praia Âncora, Cantagalo e Canal de Medeiros. Henrique Frickmann explicou que o próximo passo deve ser a assinatura do convênio entre Prefeitura e Inea.

“Nossas observações técnicas serão levadas à diretoria para que seja discutida a realização de um convênio. Antes de qualquer intervenção, será necessário um estudo aprofundado”, explicou Frickmann.

         Além do vice-prefeito, participam da Comissão de Prevenção a Enchentes técnicos das secretarias municipais de Obras, Serviços Públicos, Meio Ambiente, Procuradoria e representantes da sociedade civil organizada.

         Inea – O Instituto Estadual do Ambiente foi instalado em 2009 com a função de proteger, conservar e recuperar o meio ambiente. O novo instituto unifica e amplia a ação dos três órgãos ambientais: a Fundação Estadual de Engenharia e Meio Ambiente – Feema, a Superintendência Estadual de Rios e Lagoas – Serla e o Instituto Estadual de Florestas – IEF.

FONTE: Secretaria de Comunicação Social
Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.