Sistema para corrigir provas de avaliação em Rio das Ostras garante maior agilidade
Saero conquistou, recentemente, prêmio nacional de gestão e faz diagnóstico dos alunos de toda a rede municipal de ensino
O Sistema de Avaliação do Ensino de Rio das Ostras (Saero), vencedor do Prêmio Inovação em Gestão Educacional 2011, conquistou maior agilidade e eficiência na etapa de correção das provas. Essas melhorias foram possíveis, em primeiro lugar, com a disponibilização pela Prefeitura de notebooks de uso pessoal e profissional para os coordenadores pedagógicos da Secretaria de Valorização do Sistema de Ensino, responsável pela aplicação das provas. O passo seguinte foi a implantação de um sistema de informática que permitiu colocar on line as respostas dos alunos e os resultados individuais, por turma e escolas.
“Desde 2009, já usávamos o leitor óptico para conferir os cartões-respostas dos alunos a partir do 4º ano do Ensino Fundamental. Mas as provas dos estudantes do 1º ao 3º ano ainda eram corrigidas manualmente, o que demandava maior tempo e aumentava a margem de erros. Sentíamos a necessidade de dar maior agilidade e transparência a todo o processo, já que o diagnóstico do Saero permite avaliar toda a rede municipal e traçar ações para uma melhoria continuada da educação”, informou Edilane Carvalho, secretária de Valorização do Sistema de Ensino.
Para garantir maior celeridade e eficiência na correção das provas dos alunos matriculados nos três anos iniciais do Ensino Fundamental, o programador Maurício Libardi Júnior, servidor da Secretaria de Valorização do Sistema de Ensino, desenvolveu um sistema próprio de informática. “Buscamos a atender a uma demanda e garantir resultados precisos com maior agilidade em todas as etapas, incluindo a possibilidade de disponibilizar os resultados on line para os professores e diretores das escolas”, explicou.
Com o sistema, os alunos foram cadastrados na turma e escola as quais pertencem, e cada um deles ganhou um cartão-resposta virtual. Nesse cartão, o coordenador pedagógico transcreve a resposta marcada pelo estudante na prova e a correção acontece automaticamente, segundo o gabarito já gravado no sistema. Quando todas as avaliações da turma são corrigidas, é gerado um relatório da mesma e, à medida que o sistema recebe os resultados das demais séries, concluem o diagnóstico da escola.
TRANSPARÊNCIA – “O sistema já faz o cálculo dos acertos de cada aluno e nós, que transcrevemos as respostas, não somos informados desse resultado. Teremos acesso às notas apenas quando todas as provas forem corrigidas, o que garante maior eficiência e transparência de todo o processo”, afirmou Margareth Quintino, coordenadora pedagógica que esteve à frente da equipe que corrigiu as avaliações das turmas do 2º ano do Ensino Fundamental.
A coordenadora pedagógica Angélica Batista, responsável pela equipe que corrigiu as provas do 1º ano, conta que muitos professores e gestores estiveram na Secretaria de Valorização do Sistema de Ensino para conhecer o sistema. “Foi muito bom receber esses educadores e explicar para eles todo o processo. No ano passado, levamos quase um mês para dar as notas individuais, lançar a média da turma e fazer o gráfico. Tudo agora acontece automaticamente, graças ao sistema, e o trabalho dura em média uma semana”, contou ela.
Entre os educadores que visitaram a Secretaria para conhecer o sistema estavam as professoras orientadoras Shirley Santiago e Irandir Ferreira que atuam, respectivamente, nas escolas municipais José Luiz de Lemos e Padre José Dilson Dórea. “O processo ganhou maior transparência e agora poderemos ter acesso mais rápido a média de cada estudante e turma”, comemorou Shirley. “Achei a iniciativa excelente e percebemos que vale a pena incentivar os alunos a estudar e a fazer a avaliação com seriedade”, enfatizou Irandir.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo