Sistema de Avaliação Municipal colaborou com os bons resultados de Rio das Ostras no Ideb
Saero foi implantado em 2007 para fazer diagnóstico do ensino e traçar estratégias de melhoria continuada
As excelentes médias alcançadas por Rio das Ostras no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do Governo Federal, não surpreenderam os profissionais da Rede Municipal. Os resultados mostrados pelo Sistema de Avaliação do Ensino de Rio das Ostras (Saero), implantado pela Prefeitura há cinco anos, estão muito próximos dos divulgados na Prova Brasil, um dos indicadores do Ideb. Uma comprovação da eficiência do Saero foi a sua conquista do Prêmio Inovação em Gestão Educacional 2011, reconhecido pelo MEC e Unesco.
“O comprometimento e a parceria de toda comunidades escolar, diretores, professores orientadores, regentes de turmas, alunos, pais e demais funcionários, foram os responsáveis por esses bons índices. Com o Saero, podemos identificar os pontos a ser melhorados e traçar estratégias visando alcançar a excelência da Educação”, explica Edilane Carvalho, secretária de Valorização do Sistema de Ensino.
No Ciep Municipalizado Mestre Marçal, no Jardim Campomar, o envolvimento dos profissionais, alunos e pais faz a diferença. Além da direção, toda a equipe que atua na escola está inserida no Saero. “Essa é uma das escolas que têm a comunidade mais flutuante, com alunos chegando e sendo transferidos todos os meses. Mas o grupo é muito comprometido e os resultados são positivos”, enfatiza Aline Bastos de Freitas, coordenadora pedagógica da Secretaria de Valorização do Sistema de Ensino.
Professor orientador dos Anos Iniciais do Mestre Marçal, Evandro Vieira atua na Rede Municipal de Rio das Ostras há 10 anos e assistiu a implantação do Saero. “Houve uma mudança para melhor. Agora conseguimos avaliar a atuação da escola, do educador, das turmas e de cada aluno. Esses dados são analisados e direcionam ações futuras, buscando o aperfeiçoamento continuado do ensino”, destaca Evandro.
Também os pais avaliam positivamente a implantação do Saero. Para Márcia Rodrigues, mãe de João Carlos, de 7 anos, que cursa o 2º ano do Ensino Fundamental no Mestre Marçal, esse sistema é muito importante. “Não são apenas os alunos e os professores que estão sendo avaliados, mas também os pais. Tive oportunidade de conversar com meu filho e percebi que errou algumas questões por distração. Então procurei alertá-lo para não ter pressa de fazer a prova e ficar mais atento”, conta Márcia.
PROFESSORES – Segundo os educadores, os resultados do Saero ajudam a verificar quais são as dificuldades de cada aluno, individualmente, e de toda a turma. “Percebo que, de modo geral, as notas estão melhorando. Para nós, professores, é uma oportunidade de refletir onde precisamos aprofundar o nosso trabalho”, diz Vera Barcelos, que leciona para o 3º ano do Ensino Fundamental no Mestre Marçal e está há 10 anos na rede municipal.
Na opinião das professoras Janise Santana e Cleideléia Berçot, ambas regentes de turmas do 2º ano do Ensino Fundamento no Mestre Marçal, o Saero é um importante instrumento de melhoria. “Sempre refaço as provas com os estudantes, que assim podem aprender os conteúdos nos quais tiveram dificuldade”, afirma Janise, que há 2 anos atua na Rede Municipal. “A partir dos resultados, podemos fazer um trabalho diferenciado”, completa Cleideléia, educadora da Rede há 1 ano.
IDEB – A Rede Municipal de Rio das Ostras se manteve entre as melhores do Estado do Rio de Janeiro no Ideb, com a terceira colocação nos Anos Iniciais, atingindo a média nacional projetada para 2021 pelo Ministério da Educação (MEC) para este segmento. Nos Anos Finais, também aumentou o seu índice, ultrapassando a projeção do MEC para as escolas públicas do estado do Rio de Janeiro em 2015. A média dos dois segmentos colocou Rio das Ostras na liderança da educação entre as cidades da região que recebem royalties.
FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social