Simulado de combate a incêndio mobiliza órgãos municipais e Bombeiros em Rio das Ostras

Exercício marcou Dia Estadual de Redução de Desastres, 29 de novembro

 

Com o principal objetivo de mobilizar os diferentes setores do Município em uma ação de emergência, a Defesa Civil de Rio das Ostras promoveu um simulado de combate a incêndio no último sábado, 29, em Itapebussus.

A data marcou o Dia Estadual de Redução de Riscos e Desastres. Considerado um sucesso, o exercício reuniu, em uma ação ágil e eficiente, todas as equipes em menos de 10 minutos desde o acionamento.

 

O exercício envolveu, além da Defesa Civil, a Coordenadoria de Proteção Ambiental da Guarda Municipal, o serviço de Resgate da Secretaria de Saúde e as equipes das secretarias de Serviços Públicos e do Ambiente.

 

A simulação incluiu o combate ao fogo em um ambiente controlado. No entanto, o subsecretário de Segurança Pública, responsável pela Defesa Civil do Município, Ten. Cel. Eric Alves, destacou que o exercício tinha como meta a mobilização dos órgãos que atuam nessas situações de emergência. “O resultado foi excelente, com bom tempo de resposta e presença de todos os setores acionados”, explicou o subsecretário.

 

PLANOS – Ao final da simulação, o coordenador da Defesa Civil, Major Eric Schueler falou às equipes sobre o trabalho de preparação do Município para prevenção e enfrentamento aos riscos de desastres naturais. O coordenador informou que a cidade vem desenvolvendo cinco planos de contingência relativos às ameaças materiais: alagamento, inundação, ressacas, incêndio florestal e deslizamento.  Os planos estabelecem os procedimentos a serem adotados pelos órgãos envolvidos na prevenção, preparação e resposta a emergências. A proposta é padronizar as ações de socorro, incluindo ajuda humanitária e a reabilitação dos locais atingidos, para reduzir os danos e prejuízos.

 

FONTE:

Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social
Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.