Shows, oficinas e rodas de conversa marcam a 3ª edição do Projeto Brilho Negro em Rio das Ostras
Neste domingo, dia 24 de março, Rio das Ostras recebe, na Praia do Abricó, em frente ao Fórum, a partir das 9h, a 3ª edição do Projeto Sociocultural Brilho Negro. O evento conta com uma programação especial para a população. Estão previstas muitas atrações, como shows, oficinas, rodas de conversa, gastronomia e artesanato de Matrizes Africanas de artistas da Cidade.
A proposta do projeto é um aquilombamento de um dia de vivência, conhecimento, reconhecimento e valorização das Culturas de Matrizes Africanas e dos povos responsáveis por boa parte da riqueza cultural do País.
A programação começa às 9h com uma roda de conversa com o tema “(Re) Começo; ser mulher nunca foi fácil”. Em seguida estão previstas palestras como “Reaproveitar é Preciso: do lixo ao luxo”, “Racismo Estrutural e a importância do autocuidado” e “Práticas sustentáveis para cultuar o sagrado”.
Dentre as oficinas estão a de “Ervas e Plantas”, “Tambores”, “Rainhas do Congo”, “Caixa” e “Pulseiras Afro”. O evento vai contar também com shows de Tatá Costa e Cida Garcia, roda de jongo, contação de história e apresentações de dança de Luiz Kamau e da bateria do Bloco Acadêmicos de Costazul. A programação completa e o horário das atrações estão disponível nas redes sociais do Projeto Sociocultural Brilho Negro.
A 3ª edição do Projeto Sociocultural Brilho Negro conta com várias parcerias de agentes culturais de Rio das Ostra e Região, além do apoio instituições como Kuumba Agência Preta, UNEGRO R.O, Cadeira de Matrizes Africanas, OAB Comissão de Diversidade e igualdade Racial, Fundação Rio das Ostras de Cultura e Prefeitura Municipal de Rio das Ostras.