Setembro Amarelo coloca sentimentos dos alunos em pauta nas unidades escolares

Setembro Amarelo coloca sentimentos dos alunos em pauta nas unidades escolares

Ações de valorização da vida e de prevenção ao suicídio são realizadas durante todo o mês na Rede Municipal

O mês de setembro é marcado por ações que exaltam a valorização da vida e, consequentemente, a importância dos cuidados com a saúde mental. A campanha Setembro Amarelo coloca em debate a prevenção e o combate ao suicídio nos vários setores da sociedade.

Na Rede Municipal de Ensino de Rio das Ostras a temática é trabalhada por meio de atividades que colocam em pauta os sentimentos alunos, com objetivo de externar as emoções das crianças e adolescentes.

Na Escola Estadual Fazenda da Praia Municipalizada os alunos receberam fitas amarelas, tiveram acesso à leitura de textos e realizaram composição de cartazes. A temática dos sentimentos também foi trabalhada em sala de aula em rodas de conversa e em dinâmicas com músicas. Na programação, ainda estão previstos piqueniques no Parque Municipal e participação do projeto Roda de Escuta da Secretaria de Educação.

De acordo com a diretora geral da Unidade, Aline Beraldi, cada dia da semana tem uma atividade proposta às crianças. “Temos, por exemplo, as terças da vida, onde os professores trabalharão em sala sentimentos como amor, alegria, autoestima, surpresa, medo, culpa, raiva, tristeza, nojo… e em seguida farão uma roda de conversa para que os alunos possam colocar ‘para fora’ seus sentimentos. Já nas quintas-feiras, teremos a ‘Dança da Vida’, com intervalos interativos com a participação dos alunos do Fundamental II e às sextas-feiras, com os alunos do Fundamental I, em que escolhem as músicas que gostam de ouvir para extravasar”, conta ela.

A Escola Municipal Profª. Rosângela Duarte Faria promove apresentações, dinâmicas e uma rodada de palestras ministradas pelo professor e psicólogo Eric Santos em conscientização ao Setembro Amarelo.

Com o tema “Todos pela vida”, o projeto conta com a parceria do Programa Saúde na Escola, com a professora Silvia Mendes. As ações são destinadas aos alunos dos 8º e 9° anos.

“A campanha Setembro Amarelo tem o objetivo de refletir a autoestima e prevenir depressão e suicídio. A temática é super pertinente neste momento pós-pandemia. A nossa Orientadora Educacional, Cinthya Maria Rique, juntamente com demais profissionais da escola, traz essa reflexão para o seio da escola, oportunizando toda a comunidade escolar a discutir o assunto”, pontuou a diretora Waleska Bernardes.

O psicólogo Eduardo Rezende, da equipe Multidisciplinar, em parceria com as Orientadoras Educacionais e as equipes gestoras das escolas Profª Rosângela Duarte Faria, Nilton Balthazar e  Francisco de Assis, Cinthya Rique, Mayana Tavares e Mayara Tudesco, ainda realizou palestras com os alunos com a temática do conhecimento das emoções, contribuindo com a Semana de Conscientização e Prevenção ao Suicídio.

EDUCAR É PREVENIR – Falar sobre suicídio ainda é um tabu. Por isso, o compartilhamento de informações e de conhecimentos sobre o assunto é essencial para que as pessoas tenham acesso aos recursos de prevenção. Entender as causas e formas de ajudar o próximo podem diminuir os casos. Vale ressaltar que o tema deve ser tratado com responsabilidade, de forma adequada e alinhada com as recomendações das autoridades de saúde.

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.