Serviços e orientações sociais e de saúde gratuitos são oferecidos em Rio das Ostras
“CRAS e a Comunidade” ofertou isenção de taxas para documentos e corte de cabelo, entre outros atendimentos
Quem compareceu nesta sexta-feira, 26, ao evento “CRAS e a Comunidade” pôde ter acesso a vários serviços, entre esses isenção de taxas para documentos, corte de cabelo, orientação jurídica, aferição de pressão arterial, explicações sobre os programas de saúde e vacinação contra Influenza. O objetivo foi aproximar usuários e moradores da área de abrangência do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Norte de Rio das Ostras, localizado no Âncora.
“Nossa intenção é promover a integração com a comunidade e, ao trazer as pessoas para a nossa unidade, temos a oportunidade de mostrar as atividades e os serviços oferecidos”, explicou a diretora do CRAS Norte, Mariléa Barbosa.
Por meio de parcerias com a Secretaria de Saúde, Fundação Leão XIII, Procon, Faculdade CNEC, Escola Técnica de Enfermagem Destak e Embeleze foi possível oferecer uma série de serviços.
Com o documento de isenção da taxa de pagamento da certidão de casamento em mãos, Nathalyn Araújo saiu satisfeita do CRAS Norte. “Eu teria que pagar um valor alto pelos serviços de cartório e, no momento, não tenho condições para isso”, afirmou.
Depois de ser orientada pela equipe da Secretaria de Saúde sobre hipertensão, diabetes, tuberculose e hanseníase, em palestra voltada para os idosos do Feliz Idade atendidos no CRAS Norte, Juraci Machado, de 73 anos, pôde aferir a pressão arterial. “A palestra foi esclarecedora e incentiva a gente a se cuidar melhor”, enfatizou.
As amigas Maria de Lourdes Gomes e Maura Rangel aproveitaram o serviço gratuito de cabeleireiro oferecido no CRAS Norte. “Como gosto de usar coque para ir à igreja, não quis cortar muito”, explicou a primeira. “Acho mais prático ter cabelos curtos”, disse Maura, que aprovou o resultado.
Para as crianças foi oferecida orientação sobre Saúde Bucal com fantoches. Quem compareceu ao “CRAS e a Comunidade” também pôde obter orientações sobre hanseníase e tuberculose e saber mais sobre o Cadastro Único e os serviços oferecidos pela Secretaria de Bem-Estar Social.
FONTE: ASCOM – PMRO.