Semana Mundial de Luta contra a Aids tem programação especial em Rio das Ostras
Dia 1º de dezembro, domingo, população poderá fazer o teste rápido com resultado no mesmo dia
No dia 1º de dezembro, domingo, celebra-se o Dia Mundial de Luta contra a Aids. Em Rio das Ostras, o Centro de Saúde da Extensão do Bosque vai abrir às portas, de 7h às 17h, para que a população possa realizar o teste rápido de HIV, com resultado no mesmo dia. A programação inclui atividades educativas sobre a doença e distribuição de camisinhas. As ações continuam durante toda a semana, de 2 a 6 de dezembro, no Centro de Saúde, de 18h às 21h, incluindo a realização dos testes.
Transmitida pelo vírus HIV, a doença pode atingir homens e mulheres, independente de suas orientações sexuais, idade ou condição social. Com base nisso, a Prefeitura quer mobilizar toda a comunidade a refletir sobre a prevenção à doença e estimular as pessoas a realizar o teste.
A Secretaria Municipal de Saúde espera superar o número de testes realizados no ano passado, quando mais de 500 pessoas ficaram sabendo se eram ou não portadoras do vírus. O exame é feito a partir da coleta uma gota de sangue da ponta do dedo.
A coordenadora do Programa Municipal de controle das Doenças Sexualmente Transmissíveis – DST/Aids, Maria Clara Araújo, explica que a população não realiza só o teste, ela recebe orientações sobre a doença e conversa com a equipe de saúde.
Saber do contágio precocemente aumenta a expectativa de vida do soropositivo. Quem busca tratamento especializado no tempo certo e segue as recomendações ganha em qualidade de vida. Além disso, as mães soropositivas têm 99% de chance de terem filhos sem o HIV se seguirem o tratamento recomendado durante o pré-natal, parto e pós-parto.
PROGRAMA – O Programa do Município reúne hoje cerca de 400 pessoas em tratamento. Só neste ano, 90 pessoas descobriram que tinham o HIV.
“Acredito que esse número alto está relacionado também a uma maior divulgação sobre a doença, o que faz com que mais pessoas busquem realizar o teste. E é importante dizer que a maior parte das pessoas que se descobriram portadoras do vírus ainda não apresentava sintomas”, completa a coordenadora.
O Programa Municipal DST/AIDS conta com uma equipe multidisciplinar, com infectologistas, pediatra, ginecologistas, nutricionistas, psicólogos, dermatologista, equipe de enfermagem e assistente social.
PRESERVATIVOS – Maria Clara faz questão de frisar que não é só durante essa semana que o público pode obter camisinhas gratuitamente. Os preservativos estão disponíveis para a população nas unidades de saúde, a qualquer dia de funcionamento, sem necessidade de cadastro.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo