Semana do Trânsito em Rio das Ostras foi aberta nesta manhã com alunos de Cantagalo

O objetivo do evento é conscientizar as crianças e os adolescentes para garantir um trânsito mais seguro no futuro

Educar e conscientizar têm sido as principais ferramentas que a Secretaria de Segurança Pública de Rio das Ostras encontrou para buscar uma redução no número de acidentes na cidade. Esse foi um dos temas abordados na manhã desta quarta-feira,18, na localidade de Cantagalo, quando foi aberta a Semana do Trânsito. Pela manhã, os alunos das escolas municipais Professora Marinete Coelho de Souza, Trindade e Carlos Mauricio Franco fizeram panfletaram na principal avenida da localidade, visando informar aos motoristas da importância de respeitar as normas do Código Brasileiro de Trânsito.
Todo o trabalho foi supervisionado pelo Coordenador de Trânsito da Guarda Municipal, Paulo César Rodrigues, além dos guardas Maria Regina, Lívio e Gilliard Silveira. Os alunos também tiveram uma aula na minicidade do trânsito que foi montada na escola Marinete pelos educadores daquela unidade de ensino, com a produção de cartazes.
Nesta quinta-feira,19, os trabalhos de educação acontecem na Escola Municipal Padre José Dilson Dórea, no Âncora, das 9h às 11h. A programação prossegue até dia 26, quando haverá encerrando, às 18h, no Plenário da Câmara Municipal com apresentações artísticas, incluindo a peça “Chantagem Emocional!, com texto da guarda municipal Maria Regina, e palestra do guarda Gilliard Silveira.
O Coordenador de Trânsito da Guarda, Paulo César Rodrigues, destacou que esse trabalho de conscientização com os estudantes vem sendo intensificada durante todo o ano. “Até agora, realizamos mais de 20 palestras para alunos. Serão eles serão os motoristas do futuro e terão a responsabilidade de multiplicarem essa conscientização”, explicou Sabino.
Só nos oito primeiros meses deste ano, foram registrados 1.402 acidentes, envolvendo 742 automóveis, 177 veículos de duas rodas e 21 bicicletas. As demais ocorrências envolveram caminhões, ônibus e veículos de cargas. Também foram apreendidos 421 carros e motos, sendo que 74 em operação conjunta com a Guarda e o Detran. Desse último número, 80% foram recolhidos por falta de documentação, o que gera multa e perda de sete pontos na carteira de habilitação.
O Coordenador de Trânsito ressaltou ainda que os moradores de Rio das Ostras precisam compreender que a cidade cresceu bastante. De acordo com dados do Detran-RJ, existem no município cerca de 40 mil veículos emplacados até julho deste ano. Além desses, há os que circulam aqui, provenientes de outras cidades e até mesmo de outros estados. Só para ter uma ideia, em 2009, frota oficial no município era de 24.187 automóveis, e ao longo desse cinco anos, houve um aumento de 15.091 carros.

Acompanha a programação completa da Semana de Trânsito:
DIA 20/09 – das 9 às 11 horas
Local: Praça José Pereira Câmara
DIA 23/09 – das 9 às 11 horas
Local: Cidade Praiana – Sinal da Rua Santa Catarina
DIA 24/09 – dasc 9 às 11 horas
Local: Palmital – Frente à Unidade Escolar Maria da Penha
DIA 24/09 – das14 às 16 horas
Local: Nova Cidade – IMERO
DIA 25/09 – das 9 às 11 horas
Local: Costa Azul – Frente a Unidade Escolar Ari Marins
DIA 26/09 – às 18h

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.