Semana do Idoso é celebrada com caminhada, desfile e apresentações artísticas
Tradicional caminhada promove encontro de gerações neste domingo, a partir das 8h
Pesquisas têm apontado o crescimento da população idosa no Brasil e em Rio das Ostras o cenário não é diferente. Somente no projeto Feliz Idade, desenvolvido pela Prefeitura, cerca de dois mil deles são atendidos mensalmente por meio de projetos que colaboram para a boa qualidade de vida deste público.
E foi pensando neles, que a Secretaria de Bem-Estar Social começou nesta terça, 3, uma programação que segue até domingo, 8, com apresentações artísticas, desfile e caminhada.
ARTE – Participantes do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Rio das Ostras farão duas apresentações no Teatro Popular com encenações de dança, música e teatro. As apresentações estão previstas para quarta, 4, e quinta, 5, com entrada franca.
DESFILE DA PRIMAVERA – Na quinta, 5, toda população poderá prestigiar, no Parque da Cidade, o Desfile da Primavera, que elegerá a idosa mais bela do Projeto Feliz Idade. O evento está previsto para as 14h.
CAMINHADA DA PRIMAVERA – Domingo, a partir das 8h, os idosos, participantes dos projetos da Prefeitura vão fazer a Caminhada da Primavera. A concentração vai acontecer na Praça Amaro Macabu (também conhecida como Praça da Telemar), tendo como ponto final a Praça São Pedro.
Como também é aberta a toda população, a caminhada se torna um belo encontro de gerações, contribuindo para a promoção do respeito e tolerância com a pessoa da terceira idade.
O evento encerra as comemorações da Semana do Idoso, que tem o objetivo a socialização, a inclusão social e o estimulo a prática de atividades físicas, buscando assim uma melhor qualidade de vida e um envelhecimento mais saudável.
FÓRUM DE FORTALECIMENTO À PESSOA IDOSA – Nesta terça, dia 3, representantes da Administração Municipal e entidades se reuniram para discutir políticas de atendimento ao idoso para promover o fortalecimento da rede de atendimento a este público. O Fórum de Fortalecimento à Pessoa Idosa aconteceu no Teatro Popular e reuniu, além de técnicos, dezenas de idosos que puderam ser ouvidos.
Entre as resoluções, os participantes do encontro conseguiram formar duas comissões, sendo uma que vai tratar a questão do transporte e mobilidade junto a Secretaria Municipal de Transporte; e outra que irá acompanhar a Lei Orçamentária Municipal.
Além disso, instituíram a realização do Fórum Permanente, sendo, a partir de então, quadrimestral.
FONTE:
Departamento de Jornalismo