Semana de Luta Contra a Aids começa nesta quinta-feira em Rio das Ostras

Profissionais da Secretaria de Saúde farão atividades no Centro da Cidade

Na próxima quinta-feira, dia 1º de dezembro, comemora-se o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Em Rio das Ostras, a Secretaria de Saúde preparou uma semana de atividades, de 1º a 7 de dezembro, na Praça José Pereira Câmara, no Centro, com o objetivo de levar à comunidade informações sobre o HIV, Aids e hepatites.

Numa tenda armada na Praça serão distribuídos materiais informativos e preservativos. A equipe da Secretaria de Saúde fará aconselhamento e realizará testagem rápida de HIV, das 8h às 17h. O secretário de Saúde, Dr. Sérgio Manhães será o primeiro a fazer o exame de HIV na quinta-feira, às 8h.

A Semana Municipal de Luta contra a Aids foi a forma de Rio das Ostras aderir a campanha “Fique Sabendo” – 2011, do Governo Federal, que este ano vai discutir as questões relacionadas à vulnerabilidade ao HIV/Aids, na população jovem homossexual, sob o ponto de vista do estigma e do preconceito.

A campanha vai estimular a reflexão contra o preconceito, a discriminação e a falsa impressão de que a Aids afeta exclusivamente os “grupos de risco”. Segundo a coordenadora do Programa Municipal de DST/HIV/AIDS e Hepatites, Bianca Monteiro, esta questão de grupos de risco não existe. “Não temos grupos de risco, mas vulnerabilidade”.

FILME – Para desmistificar esta questão de grupos, será exibido no dia 6 de dezembro, o filme “Positivas”, de Suzanna Lira, que conta a história verídica de sete mulheres que contraíram o vírus HIV em relações estáveis. A sessão acontecerá no dia 6, 19h, no auditório da Escola Municipal Maria Teixeira de Paula, no Jardim Campomar, e depois da exibição, acontecerá um debate sobre DST/AIDS.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.