Semana de combate à Esporotricose começa com seminário em Rio das Ostras

Iniciativa promove a prevenção da doença, tratamento e proteção às vidas humana e animal
Com o objetivo de promover políticas públicas voltadas para a prevenção, tratamento e proteção às vidas humana e animal, a Semana de Combate à Esporotricose começou com um seminário, nesta terça-feira, dia 23, no Village, com várias palestras. Nessa data, apresentações visaram o treinamento de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) sobre como proceder nos atendimentos.
As palestras desta terça-feira tiveram como temas “Esporotricose Doenças Zoonóticas e suas consequências no humano e no animal”, com o veterinário Hugo Leandro Azevedo da Silva; “Posse Responsável dos Gatos”, com o coordenador do Programa de Saúde Animal -PSA da Prefeitura de Rio das Ostras, Cezar Parreira Ferreira; “Aspectos Positivos do Censo Animal”, com a bióloga da Vigilância em Saúde Ambiental, Alessandra do Espírito Santo; “Atuação dos ACE e ACS no combate à Esporotricose”, com o veterinário Lucas Keidel; “Transversalidade da Esporotricose: saúde única”, com a veterinária da Fiocruz, Paula Gonçalves Viana; e “Dermatose Ocupacional: um fungo saprófito (oportunista)”, com a técnica de Enfermagem do Trabalho da Vigilância em Saúde, Valnete Freitas.
Na quarta, dia 24, o seminário será destinado a médicos, veterinários, enfermeiros, biólogos, estudantes da área de saúde e demais profissionais envolvidos na temática. As inscrições podem ser feitas no local.
Estão previstas para o dia 24 novas palestras sobre os temas: “Esporotricose: o desafio do enfrentamento da doença”, a partir das 10h; “Esporotricose uma doença em expansão”, “Cenário Epidemiológico, perfil da doença e notificação humana”, “A Importância da notificação por médicos veterinários de Esporotricose e demais epizootias”, “Políticas Públicas eficazes no combate à Esporotricose” e “Direito dos animais no combate à Esporotricose: não ao abandono”.
DIA D – No próximo sábado, dia 27, será realizado o Dia D da Campanha, na Praça José Pereira Câmara, a partir das 9h. No evento, servidores das áreas de Educação em Saúde e Educação Ambiental irão dar orientações à população sobre a doença e serão realizadas brincadeiras com as crianças com a temática sobre posse responsável.