Semana da Enfermagem reúne profissionais e estudantes

Abertura do evento tratou da importância da profissão no Brasil e resgatou a história da enfermagem no município

A valorização da vida e da profissão foi o tema central da I Semana da Enfermagem, realizada no município nesta semana e que reuniu centenas de profissionais e estudantes da área. A abertura do evento, dia 12, destacou o desenvolvimento da enfermagem no Brasil e em Rio das Ostras e homenageou os profissionais. A I Semana de Enfermagem foi promovida pela Secretaria de Saúde em parceria com o Pólo Universitário da Universidade Federal Fluminense – PURO/UFF.

Na conferência de abertura, “Enfermagem Vale a Vida”, a professora da UFF e doutora Claudia Dantas apresentou um histórico e um panorama atual da profissão. Segundo ela, o Brasil conta com 1 milhão e 400 mil enfermeiros e a enfermagem representa 70% do corpo técnico das instituições de saúde. “Somos muitos e temos que ter consciência da nossa força”, destacou a professora.

O enfermeiro obstetra Ricardo Mouta fez uma retrospectiva da enfermagem em Rio das Ostras, apresentando a evolução da área no município. A palestra mostrou a excelência do quadro de enfermeiros do município, profissionais com as mais diversas especialidades, como obstetrícia, neonatologia, cardiologia, entre outras.

Homenagens – Ao lado de Ricardo Mouta, a coordenadora de enfermagem do município, Andreia Pereira, homenageou as duas enfermeiras mais antigas da rede municipal, Therezinha Loureiro e Nazareth Correa.

A semana acontece de 12 a 15 de maio, com várias palestras de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde. O evento de encerramento acontece dia 20, com apresentação de trabalhos científicos e do filme “Anjos do Sol”.

FONTE: Secretaria de Comunicação Social

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.