Selo Escola Solidária é concedido a unidades de ensino de Rio das Ostras

Quatro unidades municipais de ensino de Rio das Ostras conquistaram o Selo Escola Solidária 2011, que reconhece e divulga as ações e os projetos de voluntariado educativo.

As unidades contempladas foram as escolas Cidade Praiana, Trindade, Professora Marinete Coelho de Souza e Professora América Abdalla.

Uma realização do Instituto Faça Parte em parceria com o Ministério da Educação, Unesco, Unicef, Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), entre outras instituições, o Selo Escola Solidária é concedido a cada dois anos.

Duas unidades de ensino de Rio das Ostras receberam o Selo pela primeira vez em 2011. São elas a Escola Municipal Cidade Praiana e a Escola Municipal Trindade, de Cantagalo, zona rural da cidade. A primeira apresentou o projeto “Aluno bom é aluno na escola!”, que desenvolve ações no contraturno, desde palestras até oficinas, como as de Teatro, Jiu-Jitsu, Inglês e Contação de Histórias. Já na Trindade, o projeto “Horta Municipal” conta também com palestras sobre plantas medicinais e promove o estudo da história da comunidade.

“A partir da implantação do projeto, houve aumento no Ideb da escola, na frequência dos alunos e melhores resultados nas avaliações municipais. O vínculo entre funcionários e alunos também obteve um avanço muito significativo, assim como a questão da disciplina. Acreditamos que, quando o aluno está feliz e se sente acolhido, automaticamente isso se reflete no desempenho dele”, afirma a diretora da escola Cidade Praiana, Danielle Benther.

BONS RESULTADOS – A Escola Municipal Professora Marinete Coelho de Souza, que já tinha recebido os selos em 2007 e 2009, voltou a ser reconhecida como Escola Solidária em 2011. No local, em parceria com a Secretaria de Bem-Estar Social, acontece o projeto “Sementes de Cantagalo”. Por intermédio da iniciativa, são oferecidas aulas de capoeira e diversas danças no contraturno. Como resultado, os estudantes melhoraram gradativamente as notas e ficaram mais disciplinados.

Já o Colégio Municipal Professora América Abdalla recebeu os selos em 2003 e 2005, repetindo essa conquista em 2011 com o projeto “Abdalla de Portas Abertas”. Trata-se de uma iniciativa de Educação Ambiental que envolve a comunidade com palestras, visitas no entorno da escola e oficinas.

Também já receberam o Selo as escolas municipais Vereador Pedro Moreira dos Santos (2007 e 2009), Acerbal Pinto Malheiros (2003, 2005 e 2007), João Bento Duarte Neto recebeu (2007) e Maria da Penha de Oliveira (2003).

FINALISTA – A Creche Maria Rosa Ribeiro Pinheiro – Tia Didi, localizada no Loteamento Praia Âncora, está entre as finalistas do Concurso “Pelo Direito de Ser Criança” com o projeto “Brincando eu Vou Conhecendo o Meu Mundo”. O concurso é destinado aos profissionais de educação das escolas da rede pública e privada de todo o Brasil, que atuam com crianças da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.