Secretarias de Ambiente e de Saúde realizam mutirão de limpeza em Rio das Ostras

O objetivo é conscientizar a população do Liberdade sobre importância de manter a residência limpa, evitando focos de mosquito e roedores.

Equipes da Divisão de Programas Especiais e Gerência de Resíduos, da Secretaria do Ambiente, em conjunto com a equipe do Departamento de Vigilância Sanitária e Ambiental, da Secretaria de Saúde, realizaram nesta terça-feira, dia 25, um mutirão de limpeza e conscientização na localidade do Liberdade. A proposta é evitar que produtos como móveis, fogão, geladeira, plásticos entre outros produtos descartados sejam jogados em via pública e, ao mesmo tempo, realizar o recolhimento desse material nas ruas e quintais. Durante o trabalho foram entregues folders educativos, informando local e dias de coleta.
Cerca de 60 residências receberam a visita das equipes. O trabalho foi aprovado pelos moradores, como Edmilson Santos, que elogiou a iniciativa e disse que vai se empenhar para desenvolver um trabalho junto com os moradores para reciclar o lixo como papel e garrafas pets.
A equipe também informou os dias e horários certos para a população depositar o lixo na rua para recolhimento. No Liberdade o caminhão passa todas as terças e quintas-feiras e aos sábados. A população não deve colocar o lixo na calçada fora da data de coleta, uma vez que o acúmulo de dejetos acaba servindo como criadores de roedores e até mesmo de larvas do mosquito Aedes Aegypti, vetor da dengue.
DENGUE – Durante a ação foram encontrados e eliminados vários focos de mosquitos causadores da dengue e removidos cerca de dois caminhões com entulhos e inservíveis. Boa parte da localidade tem uma característica especial, com presença de área de vegetação de mangue, considerada como Área de Preservação Permanente e protegida por lei federal.
A ação conjunta tem como meta unir esforços em um trabalho preventivo e educativo para garantir melhor qualidade de vida e saúde à população, além de proporcionar um ambiente mais agradável para os moradores. Já estão previstas outras ações como essa, com a presença de mais setores do governo municipal. A Prefeitura compartilha assim, com os munícipes, a responsabilidade pela conservação do seu habitat para uma melhor qualidade de vida, como destaca a diretora de conservação ambiental, Susie Rodrigues.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.