Secretaria de Transporte promove fiscalização nas ruas de Rio das Ostras
A Secretaria de Transporte Públicos, Acessibilidade e Mobilidade Urbana promoveu, nesta quinta, 5, uma fiscalização dos veículos permissionários do Município.
Durante a ação, realizada em Jardim Campomar, vans de transporte coletivo e táxis foram vistoriados com base no Código de Trânsito Brasileiro e na Legislação Municipal. Ao todo, 63 veículos foram abordados, sendo que treze foram autuados e três, além da multa, tiveram o Certificado de Registro de Veículo recolhidos.
De acordo com o subsecretário de Transporte, Márcio Dias, a meta da Secretaria é realizar a fiscalização diariamente para que a população possa usar o transporte com segurança e conforto. “As autuações mais aplicadas foram, conduzir o veículo em mau estado de conservação (pneus carecas), com sistema de iluminação alterado e com lâmpadas queimadas. Essas situações acabam trazendo risco aos usuários de transporte”, afirma.
O chefe da Fiscalização, Enemilton Gomes Ribeiro, explica que, antes da ação de fiscalização, foram realizadas cinco palestras com os permissionários de transporte do Município, visando esclarecer dúvidas e orientação aos motoristas sobre o Código de Trânsito Brasileiro. “Estamos atentos a como eles estão trabalhando e se atendem às normas. Cobramos desde o atendimento à destinação de vagas para as pessoas que tem direito à gratuidade até a conservação dos veículos. Pneus em mau estado, por exemplo, podem ocasionar acidentes, principalmente nos períodos de chuva”, informa.
A operação acontece uma semana após os fiscais participarem de uma atualização, promovida pela Secretaria de Transportes. A palestra foi ministrada pelo subsecretário. “É fundamental que o trabalho dos fiscais seja realizado corretamente com respeito ao condutor e aos usuários do transporte”, observa Márcio.
O fiscal de transporte Thiago Perez elogiou a realização da atualização. “Essas ações contribuem para que a gente trabalhe de forma correta, de acordo com o que a lei descreve”, afirma. De acordo com o fiscal, excesso de passageiros, falta de vans em determinadas linhas, descumprimento do itinerário correto e mau estado de conservação são os outros problemas encontrados.
FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social