Secretaria de Saúde recebe população para informar sobre vacina contra meningite
Pessoas que quiseram esclarecimento foram recebidas pela secretária de Saúde e pela equipe técnica nesta sexta, no auditório da Fundação de Cultura
Um grupo de pessoas que solicitava vacinação extra contra meningite foi recebido, nesta sexta, dia 18, pela secretária de Saúde Ana Guerrieri, e pela equipe técnica, no auditório da Fundação Rio das Ostras de Cultura.
Elas ouviram informações sobre transmissão e entenderam como deve ser feita a prevenção da doença.
O grupo, que se manifestava em frente à Praça São Pedro pedindo vacinação além do calendário definido pelo Ministério da Saúde, foi convidado a entrar para conversar com os especialistas. No entanto, parte das pessoas optou por não entrar no auditório para ouvir os esclarecimentos e se manteve em frente à unidade.
Natália Zácaro, professora e mãe de duas crianças, de 2 e 4 anos, estava entre as mães que quiseram conversar para saber mais sobre a vacinação. Ela ouviu da secretária Ana Guerrieri, que também é pediatra, que o tipo de bactéria que circula de forma prevalente no Estado do Rio de Janeiro é a meningococo tipo C. Para essa, há vacina na rede, oferecida a crianças até dois anos.
A equipe de saúde esclareceu ainda para as mães presentes que a Rede Municipal oferece vacina também contra a meningite causada por hemófilos e pelo pneumococo. Todas administradas a crianças até dois anos.
“A gente está ouvindo falar dos casos da doença e, claro, a gente se preocupa. Eu sou professora, tenho contato com vários alunos, e tenho dois filhos. Mas foi muito válido ter vindo ouvir a secretária e os técnicos. Eu compreendi que não é necessário dar outra vacina além da que meus filhos já tomaram. Fazer um movimento pedindo vacina e depois não vir conversar é uma ignorância”, opina Natália.
A secretária Ana Guerrieri informou que os profissionais da Secretaria de Saúde estão percorrendo as escolas do Município para esclarecer alunos, professores e pais sobre a meningite e tranquilizar a população.
VACINAÇÃO – Os especialistas explicaram que não existe surto de meningite em Rio das Ostras e que uma vacinação de bloqueio só pode ser realizada com a determinação do Governo do Estado e Ministério da Saúde.
O subsecretário Estadual de Vigilância em Saúde, Alexandre Chieppe, gravou um vídeo para população de Rio das Ostras esclarecendo sobre a prevenção à doença. Ele explicou que a meningite meningocócica existe em todo o País e reafirmou que a única ação de bloqueio que deve ser realizada é a administração de antibióticos a todas as pessoas que mantêm ou mantiveram contato direto com pacientes com suspeita da doença.
“Os número de Rio das Ostras não apontam nem para surto nem para epidemia. Não há recomendação de nenhuma vacinação de bloqueio. A recomendação é que seja seguido o calendário nacional de vacinação, com a vacinação contra a meningite meningocócica C, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde”, afirmou o subsecretário estadual no vídeo que foi assistido pelas mães nesta sexta-feira.
FONTE:
Departamento de Jornalismo