Secretaria de Saúde qualifica profissionais para atendimento aos adolescentes
Trabalho começou no PSF do Âncora, mas chegará a todas as unidades de saúde básica
A Secretaria de Saúde de Rio das Ostras tem uma política de qualificação dos servidores, sempre voltado para a atualização e segurança do profissional e a melhoria no atendimento ao cidadão. A oficina deste mês de outubro foi dedicada ao atendimento dos adolescentes.
Os 57 servidores e profissionais da Unidade de Saúde da Família do Praia Âncora (PSF) participaram no último dia 5 de outubro da I Oficina de Integração e Capacitação do Atendimento à Saúde do Adolescente. A iniciativa foi da Coordenação dos Programas de Saúde, por meio do Nasa (Núcleo de Saúde do Adolescente).
A Oficina aconteceu das 8h às 12h, mas como foi planejada com antecedência, nenhum paciente foi agendado para consulta neste período, portanto a comunidade não sofreu prejuízo. “A comunidade entendeu que além de fazer atendimento, os profissionais de saúde precisam sempre de atualização e qualificação. Assim teremos melhora na qualidade do atendimento e servidores treinados”, disse Andréa Viana, coordenadora do Programa de Saúde do Adolescente de Rio das Ostras.
Durante as quatro horas de oficina foram abordados temas como doenças, atendimentos, perfil e gravidez dos adolescentes do município. A Secretaria de Saúde iniciou no PSF do Âncora o cronograma de treinamento e sensibilização, que vai chegar a todas as unidades de saúde básica do município, conforme determina os preceitos do Sistema único de Saúde (SUS).
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo