Secretaria de Saúde orienta sobre como seguir protocolos para atendimentos em Rio das Ostras
Atenção aos sintomas é fundamental antes de procurar uma Unidade de Saúde
Estados e municípios estão passando por um momento delicado e lutam todos os dias no combate à pandemia do novo Coronavírus. Com certeza, as dúvidas são inúmeras, principalmente, sobre onde ir ou quem procurar dependendo dos tipos de sintomas que as pessoas apresentam. Em Rio das Ostras, a Secretaria de Saúde orienta sobre a importância de seguir os protocolos para atendimento nas Unidades de Saúde.
Esses protocolos são seguidos como se fosse um “termômetro”, ou seja, a cada evolução de sintomas é preciso procurar uma determinada unidade do Município.
A subsecretária de Atenção Primária de Saúde e Vigilância em Saúde de Rio das Ostras, Glória Maria de Oliveira Magalhães, informa que é muito importante que as pessoas não façam uso de medicamentos em casa, por conta própria, e sigam os protocolos preconizados pelo Ministério da Saúde.
“É necessário que todos fiquem sempre em alerta, pois um sintoma puxa o outro e, dependendo da idade, o agravamento é muito rápido. Ao perceber os sintomas gripais, tem que procurar a unidade de Saúde específica. Além disso, os profissionais estarão orientando e tirando todas as dúvidas”, ressalta.
ONDE IR? – Para quem apresentar somente coriza, a Secretaria de Saúde orienta para ficar em casa. Sintomas de coriza e tosse é preciso ficar em casa, em alerta. Já quem estiver com coriza, tosse e febre, deve se dirigir ao Centro de Triagem, que funciona no Centro de Saúde Extensão do Bosque. Agora, se uma pessoa apresentar todos esses sintomas mais falta de ar, tem que procurar o Pronto-Socorro, que hoje é o Centro de Referência somente para casos de Covid-19 no Município.
Esses protocolos seguem com algumas exceções: gestantes devem procurar o Pronto-Socorro, quando houver sintomas de coriza, tosse, febre e falta de ar. Já crianças com idade até 13 anos precisam se dirigir ao Hospital Municipal.
Além dos protocolos, vale lembrar que os conteúdos relacionados à Covid-19 também são disponibilizados em canais da Prefeitura de Rio das Ostras. Em caso de dúvidas ou esclarecimentos sobre o Coronavírus, as informações podem ser obtidas pelo 0800 023 8100, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo telefone (22) 2760-9094, de segunda a sexta, das 17h às 20h, e em fins de semana e feriados, das 8h às 20h.
ORIENTAÇÕES DO MINISTÉRIO DA SAÚDE – Vale destacar que, segundo o Ministério da Saúde, ainda não há informações plenas sobre a história natural do novo Coronavírus, nem medidas de efetividade inquestionáveis para manejo clínico dos casos de infecção humana pela Covid-19, restando ainda muitos detalhes a serem esclarecidos. No entanto, sabe-se que o vírus tem alta transmissibilidade e provoca uma síndrome respiratória aguda que varia de casos leves – cerca de 80% – a casos muito graves com insuficiência respiratória – entre 5% e 10% dos casos.
O manejo clínico da Síndrome Gripal na Atenção Primária de Saúde – APS e Estratégia de Saúde da Família – ESF difere frente à gravidade dos casos. Para casos leves, orienta medidas de suporte e conforto, isolamento domiciliar e monitoramento até alta do isolamento. Para casos graves, inclui a estabilização clínica e o encaminhamento e transporte a centros de referência ou serviço de urgência/emergência ou hospitalares.
FONTE: ASCOMTI – PMRO.