Secretaria de Saúde de Rio das Ostras segue com ações do Julho Amarelo

Campanha de conscientização e prevenção das hepatites virais tem programação nas unidades, testes rápidos e seminário no dia 14
A Prefeitura de Rio das Ostras segue com a programação do Julho Amarelo, campanha que mobiliza profissionais de saúde e comunidade em torno da conscientização e prevenção das hepatites virais. Nesta quinta, 10, as atividades educativas e os testes de rápido diagnóstico acontecem na Clínica da Família, a partir das 14h. Na próxima segunda,14, é a vez da Unidade de Estratégia de Saúde da Família -ESF do Mar do Norte promover as ações da campanha, às 8h30.
A programação começou no dia 3, na Unidade de Saúde do Nova Esperança. As unidades ESF de Rocha Leão, Cláudio Ribeiro e Nilson Marins, em Cidade Beira Mar, também já abraçaram a campanha, com ações de orientação à população sobre as hepatites e Infecções Sexualmente Transmissíveis – IST, assim como o Núcleo de Atenção à Saúde do Adolescente – Nasa.
Nesta quarta, 9, o Julho Amarelo teve programação especial em na ESF Cantagalo, com atividades educativas, aferição de pressão arterial e vacinação.
No Âncora, a equipe de Saúde levou a campanha até a Escola Municipal José Dilson Dórea, onde alunos e a comunidade escolar aprenderam mais sobre prevenção e tratamento das hepatites virais. As atividades da campanha integraram-se às ações do Programa Saúde na Escola nessa data.
SEMINÁRIO – Na próxima segunda, 14, acontece o 2º Seminário Municipal de Hepatites Virais de Rio das Ostras. O evento é voltado para profissionais de saúde que integram a equipe multidisciplinar e realizam atendimento ao público em geral e vulneráveis às IST, incluindo médicos, profissionais de enfermagem, nutrição, psicologia, serviço social e Agentes Comunitários de Saúde – ACS. O Seminário acontece no Teatro Joel Barcellos, das 13h30 às 17h.
TESTAGEM RÁPIDA – A ESF de Nova Cidade vai realizar no dia 24 uma roda de conversa no grupo GAE, com realização de testes rápidos. A Unidade vai abordar informações sobre exames e IST no período gravídico puerperal no grupo de gestante no dia 31 de julho.
EVENTO NO CENTRO – No dia 28 de julho, em parceria com o Conselho Gestor do Serviço de Atendimento Especializado – SAE, a AVISA (Associação de Vida e Saúde) e a Pastoral da Aids, a Secretaria de Saúde fará uma mobilização na Praça José Pereira Câmara e ruas do Centro.
O evento, com início às 9h, inclui orientação à comunidade sobre as hepatites, distribuição de insumos de prevenção e testagem rápida para Diagnóstico das Hepatites Virais e demais IST, nas dependências da Paróquia Nossa Senhora da Conceição.
PROGRAMA – O Programa IST /HIV/Aids/Hepatites Virais, da Secretaria de Saúde de Rio das Ostras, conta com uma equipe multidisciplinar, formada por médicos, equipe de enfermagem, nutricionistas, assistente social, psicólogos e farmacêuticos, entre outros profissionais. O serviço funciona na Unidade Nilson Marins, na Alameda Campomar, s/n, na Cidade Beira Mar.