Secretaria de Saúde de Rio das Ostras presta contas do trabalho à população
Os números foram apresentados durante encontro na Câmara de Vereadores do Município
A Secretaria de Saúde de Rio das Ostras realizou nesta quinta, dia 28, o segundo relatório deste ano com a prestação de contas dos recursos investidos na rede de atendimento entre os meses de maio e agosto, segundo quadrimestre de 2017.
A apresentação aconteceu na Câmara de Vereadores do Município e contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o prefeito Carlos Augusto, a Chefe de Gabinete Fabiana dos Santos de Souza e a Secretaria de Saúde, Rosimeri Azevedo, além de outros secretários, servidores municipais e representantes da comunidade.
Por exigência da Lei Nº 148/2012, conforme determina o Ministério da Saúde e o Tribunal de Contas do Estado, e cumprindo o princípio da transparência na destinação dos recursos públicos, foram apresentados os números da Saúde, com destaque para as principais demandas que envolvem as unidades de saúde, como a rede de Atenção Básica, Hospital Municipal, Pronto-Socorro, Farmácia Municipal, entre outras.
Para o Prefeito Carlos Augusto trata-se de um momento de mudanças complexas quando o tema é Administração Pública. De acordo com ele, os recursos não são os mesmos de épocas passadas e por isso é preciso uma adequação à realidade. “Ainda temos um crescimento populacional forte e a demanda pelos serviços de saúde cresce na mesma proporção. Temos que atuar na Atenção Básica para evitar gastos com problemas mais complexos, sempre racionalizando as verbas para atender a população da melhor forma possível”.
O presidente do Fundo Municipal de Saúde, Evandro Minguta, fez a apresentação dos números e destacou os valores gastos com a manutenção da Saúde, sendo empenhado para o segundo quadrimestre de pouco mais de 32 milhões de reais, com comprometimento dos recursos para compra de materiais, manutenção das unidades de saúde e pagamento de pessoal, entre outros.
Segundo a secretária de Saúde do Município, Rosimeri de Souza Azevedo, é preciso que a população saiba de fato quais são os recursos recebidos e como a Administração Municipal gasta essa verba. “Reuniões como essa são importantes e devem ter a participação popular. A apresentação dos dados relativos à saúde dão uma verdadeira dimensão de como a verba é gasta em prol dos munícipes”, disse a secretária, completando que o relatório apresentado fica disponível para consulta popular no Sistema de Informações do Ministério da Saúde.
NÚMEROS – No período compreendido entre os meses de maio e agosto deste ano, foram registrados 60.220 atendimentos na Atenção Básica e 52.023 atendimentos nos programas de Saúde da Família, com destaque para o Posto do Âncora, com 20.468 consultas nesse período. Outros números a destacar são relativos ao atendimento no Hospital Municipal, com mais de 51 mil consultas, exames e internações nesses quatro meses, seguido do Pronto-Socorro, com 45.703 atendimentos no mesmo período. A Farmácia Municipal registrou 21.653 usuários atendidos com medicamentos.
ATENDIMENTO – Rio das Ostras possui 12 postos de saúde, dois Centros de Saúde, no Centro e em Nova Cidade, dois Centros de Reabilitação, no Centro e em Rocha Leão, uma Clínica da Família, Pronto-Socorro, Centr
FONTE: ASCOM – PMRO.