Secretaria de Saúde intensifica fiscalização em supermercados
O objetivo das ações é inspecionar os estabelecimentos, orientar os responsáveis a regularizar o funcionamento e garantir a saúde dos consumidores e de toda a população. A vigilância também apura infrações sanitárias e aplica as penalidades quando necessário. Além das inspeções regulares, a Secretaria de Saúde também atende a denúncias e reclamações.
Este mês, já foram inspecionados cerca de 40 estabelecimentos – entre mercados, farmácias, restaurantes, quiosques, escolas, entre outros. As equipes realizaram 25 notificações de acidentes de trabalho e apreenderam e inutilizaram mais de 20 quilos de produtos fora das condições de consumo.
Em um dos locais foram encontrados produtos que deveriam estar congelados, acondicionados em temperatura mais alta. “O acondicionamento errado que propicia a proliferação de bactérias e pode causar doenças a quem os consumir”, explica Juliana Quintanilha, diretora da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde.
Os consumidores aprovam a intensificação das vistorias. “Acho muito boa essa ação da Secretaria de Saúde, porque muitas vezes a gente está comprando um produto ruim. Sempre que eu vejo um produto na promoção eu confiro o prazo de validade, algumas vezes já passou ou está passando da data de validade”, disse o aposentado Levy Lobato, de 69 anos, morador de Costazul.
Condições de trabalho – A equipe do Programa de Saúde do Trabalhador também acompanha as vistorias. Os técnicos verificam os riscos ambientais à saúde dos trabalhadores, para prevenir acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, além de proteger a integridade e a capacidade de trabalho dos funcionários.
As ações da Vigilância Sanitária e do Programa de Saúde do Trabalhador estão ligadas à coordenação de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Saúde de Rio das Ostras.
FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social