Secretaria de Saúde faz acolhimento humanizado no Pronto-Socorro

Palestra da equipe médica fala sobre bem-estar, felicidade e promoção de saúde aos pacientes

"Somos programados para sermos felizes e termos prazer saudável". Essa é a principal idéia transmitida aos pacientes do Pronto-Socorro na palestra semanal do psiquiatra Ivo Saldanha. Todas as quintas-feiras, o médico realiza esse acolhimento humanizado àqueles que buscam o atendimento de emergência. O objetivo é promover a saúde e aproximar o poder público da comunidade.

Durante a palestra, é servido um chá de capim-limão, uma forma de tornar o encontro mais acolhedor e familiar. A base do trabalho é a Psicologia Positiva, voltada para a felicidade do indivíduo, de forma a reprogramar as pessoas quanto à forma de enfrentar os acontecimentos negativos.

O psiquiatra, que também é terapeuta familiar, explica que esse tipo de acolhimento assistido se aproxima das terapias de aprendizagem e habilidades sociais.

"Rio das Ostras recebe pessoas de todas as partes do País, muitas delas fugindo das grandes metrópoles e com as chamadas doenças sociais. O poder público tem que criar formas de lidar com essa realidade", diz o médico.

A conversa semanal com os pacientes é um atendimento primário de saúde que contribui para que as pessoas compreendam sua importância no meio socials, muitas delas fugindo das grandes metr partes do Paapias de aprendizagem e habilidades sociais. com forma de. Também são convidados representantes da sociedade civil organizada para falar sobre temas relativos à saúde, como prevenção ao uso de drogas.

"Também é nosso objetivo a integração com outros setores, contribuindo para criar redes sociais, interligando unidades de saúde, escolas, associações de moradores…" explicou Ivo Saldanha, que atua no Programa de Saúde Mental da Prefeitura de Rio das Ostras, no Centro de Reabilitação e no Pronto-Socorro.

FONTE: Secretaria de Comunicação Social

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.