Secretaria de Saúde cria ouvidoria itinerante
A equipe de saúde bucal deu dicas de prevenção de câncer de boca, técnicas de higiene bucal e de próteses e apresentou os serviços da rede.
"Essa é nossa proposta de atendimento de saúde de forma humanizada e integral: vamos até a comunidade, ouvir suas demandas para melhorar nossos serviços, prevenir doenças e promover saúde", explica Sérgio Manhães.
A Secretaria de Saúde criou um protocolo de identificação de cada paciente, pelo qual é verificado índice de massa corporal, circunferência abdominal (para identificar obesidade central), pressão arterial e freqüência cardíaca. De posse desses dados, é possível calcular a probabilidade desse paciente em desenvolver doenças cardíacas.
O primeiro a ser atendido foi o agricultor Virgílio Dias, morador de Cantagalo há 43 anos, que elogiou a iniciativa. "É uma coisa muito boa. Deveria haver sempre aqui".
Depois de analisadas as amostras de sangue, os resultados dos exames estarão disponíveis no Posto de Saúde da localidade. Alguns resultados puderam ser obtidos na hora, como o de glicose e do eletrocardiograma.
Lívio Lopes, de 73 anos, é hipertenso e precisa de tratamento contínuo. Ele realizou o eletrocardiograma e recebeu uma carteira de identificação onde constam seus dados e um traçado do seu eletrocardiograma. Essa identificação servirá como um histórico de referência do paciente em qualquer outro atendimento de saúde que ele receba.
"Achei ótimo esse projeto. Eu quase não lembro de me cuidar. Foi muito bom ter vindo aqui", afirma satisfeito o morador de Cantagalo.
FONTE: SECOM – PMRO.