Secretaria de Meio Ambiente de Rio das Ostras celebra ações

Mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia, a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Rio das Ostras desenvolveu, nestes 100 dias de governo, ações para garantir o bem-estar dos moradores do Município.

 

Entre as ações desenvolvidas, estão campanhas educativas, reforma do Parque dos Pássaros, cursos de ICMS Ecológico e atendimentos no Programa de Saúde e Bem-Estar Animal (PSA), no Âncora. 

 

CAMPANHAS EDUCATIVAS  A Prefeitura de Rio das Ostras, por intermédio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, realizou, em fevereiro de 2021, campanhas educativas para alertar proprietários e funcionários dos estabelecimentos do Município sobre a forma correta de armazenagem e acondicionamento dos resíduos para coleta.

 

O objetivo da iniciativa foi contribuir para a manutenção da limpeza da Cidade. A campanha teve início pelo comércio da Rodovia Amaral Peixoto, da Ponte Estaiada até a localidade de Nova Aliança.

 

Outra iniciativa importante é a campanha “Não deixe pintar sujeira. Lixo tem lugar certo”. A ação tem quatro pilares: não jogar lixo nas ruas; colocar adequadamente o lixo em sacos plásticos; respeitar os horários de coleta da Prefeitura; e, ainda, não fazer lixões em terrenos baldios.

 

Os moradores devem manter as calçadas e vias públicas livres de resíduos e materiais de construção. Dessa forma, evita ser multado pela Fiscalização, conforme legislação municipal, e também assegura o bem-estar de todos.

 

 

REVITALIZAÇÃO PAISAGÍSTICA – A Secretaria do Meio Ambiente, Agricultura e Pesca realizou a revitalização paisagística do Parque Natural Municipal dos Pássaros, em Jardim Mariléa.

 

Equipes da Secretaria de Meio Ambiente providenciaram intervenções, como capina, pintura e consertos, proporcionando mais bem-estar e qualidade de vida.

 

O Parque Natural Municipal dos Pássaros tem o objetivo de preservar espécies de aves nativas da região de restinga. No local, assim que for reaberto, quando os indicadores sanitários permitirem, os visitantes poderão observar a fauna e a vegetação característica da Mata Atlântica, ao percorrer as trilhas ecológicas do local.

 

 

DIÁLOGOS SUSTENTÁVEIS E ICMS ECOLÓGICO – Nos dias 9 e 10 de março de 2021, Rio das Ostras sediou os eventos Diálogos Sustentáveis e Curso de Capacitação ICMS Ecológico, promovidos em parceria com a Secretaria do Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEAS). O encontro foi realizado no Parque dos Pássaros, em Jardim Mariléa.

 

Nestes dois dias, o Auditório Rovani Souza Dantas, do Parque, recebeu representantes de 13 cidades fluminenses, entre prefeitos, vices, e secretários municipais de Meio Ambiente.

 

Os encontros aproximaram os municípios da Secretaria do Estado de Meio Ambiente, que ouviu de perto as dificuldades de cada gestão municipal. 

 

 

MELHORIAS NAS LOCALIDADES – A Prefeitura de Rio das Ostras, por intermédio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, realiza inúmeras ações para a manutenção e a limpeza por toda Cidade.

 

São beneficiadas todas as localidades do Município, trazendo importantes melhorias  para os moradores e os turistas.

 

 

PROGRAMA DE SAÚDE E BEM-ESTAR ANIMAL – Nesta pandemia de coronavírus, o Programa de Saúde e Bem-Estar Animal (PSA), administrado pela Secretaria de Meio Ambiente, manteve as suas atividades na Cidade.

 

 

O Programa, voltado para o controle populacional de cães e gatos no Município, realiza atendimento clínico e veterinário em sua sede, na Fazenda Parque, localizada na Estrada Municipal, s/nº, no Âncora.

 

No local é realizada a castração de cães e gatos para donos de animais de baixa renda. Por causa da pandemia do novo coronavírus, estão suspensas as Feiras de Adoção Animal, que eram realizadas na Praça José Pereira Câmara, no Centro.

 

FONTE: ASCOMTI – PMRO.

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.