Secretaria de Educação de Rio das Ostras forma 600 alunos em cursos de informática
Um grupo de 600 pessoas, entre estudantes e professores que fizeram curso de web design, bolsitas e monitores de informática, recebeu nesta quarta-feira, dia 14, certificados emitidos pela Gestão de Tecnologia da Secretaria de Educação.
Pais e responsáveis pelos alunos participaram da solenidade, realizada no Colégio Municipal Professora América Abdalla.
A secretária de Educação, Maria Lina Paixão, lembrou com emoção da chegada dos primeiros computadores à rede municipal, graças a uma parceria com o Instituto Ayrton Senna. Hoje todas as 18 unidades que oferecem os Anos Finais do Ensino Fundamental contam com salas de informática e a cidade ainda conta com o Núcleo Tecnológico Municipal (NTM).
“Estamos oferecendo uma oportunidade para os nossos alunos desenvolverem as suas habilidades e competências. Alguns ex-bolsistas do Programa Pró-Interação (Print), por exemplo, hoje já estão atuando profissionalmente e se destacando”, afirmou a secretária de Educação, Maria Lina Paixão.
O gestor de Tecnologias Educacionais, Johnny Charles, apresentou os projetos desenvolvidos como Tecnologia e Afeto, para correção da distorção idade/série, Pró-Interação (Print), Monitoria Voluntária de Informática e Núcleo Tecnológico Municipal, entre outros.
“Elaboramos e aprovamos a lei do Print, em 2006, e começamos com cinco bolsitas de informática. Hoje são mais de 40 bolsistas, sem falar do crescimento que tivemos em outros programas”, explica Johnny.
Também estiveram presentes na solenidade a secretária de Bem-Estar Social, Márcia Almeida, representando o prefeito Carlos Augusto, e a secretária de Planejamento, Rosemarie Teixeira.
CONQUISTAS – O jovem Willian Mendes está concluindo o Ensino Médio e com isso se despede do Print. Ele conta que aprendeu muito ao longo dos dois anos que atuou como bolsita. “Adquiri muito conhecimento e convivi com pessoas competentes que me ensinaram muito. Mas o melhor ainda está por vir, já que vou começar a trabalhar ainda este mês como webmaster de uma empresa de compras on-line”, conta Willian.
Para os alunos que atuam como monitores voluntários de informática, a emoção também foi grande. “Eu gostei muito do momento da certificação, já que estava esperando por ele desde o começo da minha trajetória na monitoria. Acho muito gratificante poder ajudar as pessoas que apresentam dificuldades para utilizar a tecnologia. E o melhor é perceber que aprendi ao mesmo tempo que ensinava”, afirma Matheus Rocha
FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social