Secretaria de Educação faz abertura oficial do ano letivo

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Rio das Ostras promoveu na segunda-feira, dia 06, a abertura oficial do ano letivo de 2006.

O evento foi realizado no Colégio Municipal Professora América Abdalla e contou com a presença da secretária de Educação, Maria Lina da Paixão; da diretora da Casa da Educação, Edilane Carvalho; da chefe de gabinete da Prefeitura, Ângela Toffano do Amaral, representando o prefeito Carlos Augusto Balthazar; da secretária de Planejamento, Rosemarie Teixeira; da vice-presidente do Conselho Municipal de Educação, Naja Botelho Thomé; e do presidente do Conselho de Planejamento e Orçamento Participativo, José Dias de Oliveira Neto.

Durante a cerimônia de abertura, a secretária de Educação disse que 2006 será um ano de excelência na educação municipal. Ela destacou a realização da Jornada Pedagógica, que visa capacitar os professores da rede municipal e que deverá ter novas edições até o final deste ano. “Nosso objetivo é oferecer uma formação continuada aos professores para suprir todas as necessidades dos nossos educadores”, ressaltou Maria Lina.

As aulas na rede municipal começaram na quarta-feira, dia 8. Para os alunos do Complexo Educacional, as aulas começam na próxima segunda-feira, dia 13.

De acordo com a secretária, em Rio das Ostras a rede municipal já oferece o Ensino Fundamental com nove anos desde o ano passado. Com isso, o município já está cumprindo a lei federal, aprovada no início deste ano, que determina que o Ensino Fundamental passe a ter nove anos. A alteração já estava prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação e no Plano Nacional de Educação.

A chefe de gabinete da Prefeitura destacou que o governo municipal tem conseguido superar o desafio constante de atender a crescente demanda da rede municipal de educação. “O prefeito faz um grande esforço para atender todos os alunos da rede municipal da melhor maneira possível e com um grande cuidado pedagógico”, afirmou Ângela.

A secretária de Planejamento aproveitou para lembrar que a partir deste ano os alunos da rede municipal irão participar do projeto Orçamento Participativo Mirim, que será implantado no município. “Com o OP Mirim, os alunos terão noções de cidadania e de como funciona o Orçamento Municipal”, disse Rosemarie.

Após a abertura oficial, os professores da rede municipal assistiram a duas palestras: “Novas Perspectivas Educacionais e Auto-Estima”, apresentada pelo professor Antônio Berardi; e “Diversidade na Educação”, ministrada pelo professor Hamilton Werneck.

FONTE: SECOM – PMRO.

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.