Sala Verde de Rio das Ostras comemora um ano de atividades socioambientais

 

Projeto do governo federal implantado em várias cidades chegou à Cidade em outubro de 2018

Com um ano de atividades comemorado neste mês de outubro, a Sala Verde Semente de Cantagalo, localizada na zona rural de Rio das Ostras, vem cumprindo a sua vocação de desenvolver atividades educativas, socioambientais e culturais. Desde sua inauguração, o espaço contou com 1.516 participações em variadas atividades. O Projeto Salas Verdes é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente implantada em todo o País.  

 

Ocupando uma sala embaixo do coreto da Praça Waldemar Alves Barcelos, área central de Cantagalo, o espaço se tornou um ponto de reunião da comunidade rural. Coordenado pela Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, o local conta com as parcerias da Emater-Rio, Reserva Biológica União (ICM-BIO), Fundação Rio das Ostras de Cultura e secretarias municipais de Saúde, Bem-Estar Social e Meio Ambiente, Agricultura e Pesca.

 

Cada um dos parceiros tem contribuído para que o projeto promova a melhoria da qualidade de vida dos moradores, sempre priorizando a sustentabilidade. “A Sala Verde realizou um trabalho muito gratificante, levando oportunidades, conhecimento, cultura e informação para idosos, adultos, jovens, adolescentes e crianças”, afirma Eliane Camacho, coordenadora geral do espaço.

 

Atividades realizadas na Sala Verde durante o primeiro ano de funcionamento trataram de diferentes temas. Algumas dessas iniciativas foram voltadas para o meio ambiente, como oficinas e palestras de compostagem, horta suspensa e proteção de nascentes, enquanto outras tiveram maior enfoque socioambiental, promovendo a integração, cultura, saúde e assistência social.

 

Muitas atividades, como oficinas de arte e de contação de histórias, foram voltadas especialmente para crianças e adolescentes. A Sala Verde também vem atendendo os alunos das escolas municipais Professora Marinete Coelho de Souza e Trindade, localizadas em Cantagalo.

 

PARCERIAS – A técnica Cíntia Cruz, do escritório da Emater-RJ na Cidade, destaca que o espaço é um ponto de interseção das ações de Educação, Saúde, Bem-Estar Social e Agricultura. “Com a Sala Verde está localizada em área central, numa praça, podemos unir nosso público-alvo, que são os produtores rurais, com toda a comunidade”, explica.

 

Para a educadora ambiental da Reserva Biológica União, Aline Oliveira, a parceria possibilita tornar mais conhecida essa importante área de preservação da Mata Atlântica. “Promovemos palestra sobre a reserva e uma oficina de origami para as crianças naquele espaço, além de receber grupos trazidos pela Sala Verde para conhecer a reserva”, destaca.

 

Para os representantes das secretarias municipais parceiras da Sala Verde, o local também tem sido de grande importância. “Nesse espaço promovemos muitas atividades socioeducativas, entra essas palestras informativas sobre direitos dos idosos e outras”, conta Mara Ribeiro, diretora da unidade de atendimento do Bem-Estar Social de Cantagalo.

 

“A população da localidade está crescendo muito e a Sala Verde funciona como uma extensão a nossa unidade, levando conhecimento e serviços, como aferição de pressão”, relembra Clícia Lobo, gerente da unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) em Cantagalo. “Outra ação muito concorrida são as rodas de conversa sobre o uso das plantas medicinais”, completa.

 

Com a parceria da Fundação de Cultura tem sido possível oferecer oficinas, entre essas as de Biscuit e de Material Reaproveitável, que possibilitam a geração de renda. “Precisávamos ir ao centro da Cidade para ter oportunidade de fazer um curso assim. Agora tenho essa chance aqui em Cantagalo. Estou desempregada e quero aprender a fazer peças para vender”, conta Lygia Stein, moradora de Cantagalo.

 

SALAS VERDESO Projeto Salas Verdes é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente (MMA), coordenada pelo Departamento de Documentação da Secretaria Nacional de Ecoturismo. Esses são espaços com múltiplas potencialidades disponibilizam e democratizam o acesso às informações socioambientais, além de desenvolver diversas atividades de Educação Ambiental como cursos, palestras, oficinas, eventos, encontros, reuniões e campanhas. Atualmente, existem 690 salas verdes em funcionamento no País.

 

É importante destacar que, trimestralmente, a Sala Verde Semente de Cantagalo envia um relatório de todas as atividades e ações realizadas no local para o Ministério do Meio Ambiente.

 

FONTE: ASCOMTI – PMRO.

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.