Saúde da Mulher é destaque na Região

Eventos que marcam o mês da mulher são ações do programa de saúde dedicado a elas

Neste mês, a Secretaria de Saúde de Rio das Ostras promove uma série de atividades exclusivamente para as mulheres. São palestras, distribuição de material informativo, além de atividades lúdicas e de mobilização em torno de temas importantes para elas. Essas são ações do Programa de Saúde da Mulher, que se destaca na Região pelo atendimento integral, humanizado e acolhedor.

O Programa de Saúde da Mulher envolve o pré-natal, parto, pós-parto, prevenção de câncer de colo de útero e de mama, planejamento familiar, ações educativas e preventivas e a atenção a mulheres de todas as idades. Os serviços são desenvolvidos nas unidades básicas de saúde e no Hospital Municipal.

Nos últimos três anos, o programa foi incrementado e ganhou novas frentes. As ações de planejamento familiar passaram a incluir, além das palestras informativas e distribuição de preservativos, as cirurgias de vasectomia e laqueadura. Somente em 2007 foram mais de 100 encontros e quase 90 cirurgias realizadas.

Além disso, foi criado um ambulatório específico para atendimento a adolescentes de 10 a 19 anos, grávidas ou não.

"Esse é um trabalho inovador; em geral, são oferecidos serviços voltados somente a adolescentes grávidas", conta a coordenadora do programa, a enfermeira Andréa Viana.

A coordenadora também destacou o trabalho de prevenção à gravidez na adolescência. "Os dados de 2007 apontaram um índice de 31% de adolescentes entre as grávidas no município. Estamos nos dedicando com ênfase à redução desse número", diz Andréa.

Como importantes avanços para a saúde das riostrenses estão ainda a abertura da maternidade do Hospital Municipal, a criação da agenda da gestante – pela qual é acompanhado todo o pré-natal – e os cursos de qualificação oferecidos aos profissionais da rede para atendimento a mulheres vítimas de violência. Nessa área, o município sai na frente e torna-se um dos poucos do Estado a implementar a ficha de notificação de violência, onde são registrados os atendimentos de saúde a vítimas desse mal. Trata-se de instrumento para mapear a situação real de violência contra a mulher na cidade e planejar ações de melhorias.

E os progressos continuam. Traduzido em números, em 2007, quase 100% das mulheres que tiveram seus filhos no Hospital Municipal realizaram o pré-natal nas unidades da Prefeitura. No ano passado também foram realizados mais de 3 mil atendimentos pelo programa e cerca de 5 mil e 400 exames preventivos.

O incentivo à prevenção de doenças é um dos pontos fortes do programa. Greidy Vicente Siqueira, 23 anos, e moradora da cidade há 21 anos, fez seu pré-natal na rede e agora, volta para fazer o exame preventivo.

"Todas as mulheres devem procurar os postos para fazer o preventivo. O atendimento é muito bom, todas as vezes que estive aqui fui muito bem tratada", diz a paciente.

Equipe multidisciplinar – Para garantir o atendimento integral, o programa conta com especialistas de diferentes áreas. São cerca de 300 profissionais entre assistentes sociais, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, enfermeiros sanitaristas, dentistas, médicos ginecologistas e obstetras, nutricionistas e psicólogos.

Unidade de Saúde da Mulher – Na última semana, a Secretaria de Saúde deu um grande passo em direção a um atendimento diferenciado do público feminino. O Conselho Municipal de Saúde aprovou a criação de uma unidade exclusiva para atendimento às riostrenses. A Unidade de Saúde da Mulher (USM) é um projeto da Prefeitura para oferecer serviços especializados a mulheres jovens e adultas, como pré-natal de alto risco, patologia cervical, mastologia, ginecologia especializada (incluindo para portadoras de HIV) e exames de imagem, como ultra-som e mamografia. A centralização dos serviços oferece mais conforto e agilidade ao atendimento além de um ambiente mais acolhedor e humanizado, especial para as mulheres.

FONTE: SECOM – PMRO. 

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.