Sábado tem Hora do Mamaço e Roda de Conversa em Rio das Ostras

Sábado tem Hora do Mamaço e Roda de Conversa em Rio das Ostras

Evento é promovido pelo grupo Colo Coletivo, com apoio da Prefeitura

Neste sábado, 6, às 15h, a população de Rio das Ostras está convidada a se reunir na Casa de Cultura Bento Costa Júnior, no Centro, para uma grande Roda de Conversa sobre aleitamento materno, seus benefícios e seus desafios.

O evento, que faz parte da programação da Semana do Aleitamento Materno no Município, inclui a “Hora do Mamaço”, quando as mães vão, juntas, amamentar seus filhos, como um ato simbólico em defesa do livre aleitamento.

O grupo voluntário Colo Coletivo é o responsável pela realização do evento, que conta com apoio da Prefeitura. O tema deste ano está alinhado à Semana Mundial de Amamentação:  “Fortalecer a Amamentação Educando e Apoiando”.

“É isso que se propõe a roda do Colo Coletivo, educar e apoiar”, como explica Talita Miranda, psicóloga obstétrica e doula. Talita coordena o grupo ao lado de Daniela Lima, fisioterapeuta e doula.

EVENTO – As mulheres serão estimuladas a construírem uma carta manifesto em que exigem respeito à escolha individual pela amamentação e incentivo dos profissionais de saúde para que ela seja estabelecida.

Também serão discutidas situações nas quais as mulheres tenham sido constrangidas ou desestimuladas a amamentar, seja pela sociedade leiga ou por profissionais de saúde, trazendo ao debate propostas de ações para enfrentar essas questões.

A roda é aberta a toda sociedade civil, sendo estimulada também a participação de profissionais interessados no tema.

HORA DO MAMAÇO – Na ocasião acontecerá o “Mamaço”, um ato simbólico com objetivo naturalizar o ato de amamentar em qualquer espaço e a qualquer hora, desde que bebês e mães estejam desejando fazê-lo.

COLO COLETIVO – Formado por voluntários, o grupo se dedica ao apoio à gestação, ao parto e ao pós-parto. O Colo Coletivo se reúne uma vez ao mês e, em agosto, mês que marca a mobilização mundial em torno da amamentação, dará lugar a essa discussão tão importante.

PROGRAMAÇÃO – Neste mês de agosto, Rio das Ostras promove uma série de eventos com intuito de fortalecer a capacidade de criar e sustentar ambientes favoráveis à amamentação para as famílias. O aleitamento ganha especial importância nesse período em que o mundo enfrenta uma pandemia, uma vez que melhora a nutrição, garante a segurança alimentar e reduz desigualdades.

Estão incluídas na programação oficinas de capacitação e sensibilização dos profissionais da Rede Municipal de Saúde, além de ações de orientação e acolhimento nas unidades de saúde.

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.