Rio+Saneamento realiza operação especial para remoção de lodo da Estação de Tratamento de Água que atende Rio das Ostras

Rio+Saneamento realiza operação especial para remoção de lodo da Estação de Tratamento de Água que atende Rio das Ostras

Até o momento, já houve a retirada de aproximadamente 210 toneladas de resíduos

A Rio+Saneamento continua com olhar atento nas unidades operacionais e atuando constantemente para melhorar o sistema de abastecimento de água de Rio das Ostras. Desde o dia 19/10, as equipes da concessionária realizam uma força-tarefa na Estação de Tratamento de Água (ETA) Rio Dourado, dando continuidade ao trabalho de remoção de lodo dos decantadores.

A concessionária assumiu os serviços na cidade com grande quantidade de lodo acumulado dentro dos tanques de processo. Até o momento, já houve a retirada de aproximadamente 210 toneladas de resíduos, o equivalente a mais de 40 caminhões de lodo que já foram encaminhados para um aterro sanitário licenciado. Este trabalho de remoção permitirá que se restabeleça a capacidade máxima de produção da Estação de Tratamento de Água (ETA).

Mais de 15 pessoas trabalham no local, fazendo a remoção manual do lodo acumulado, com o auxílio de um guindaste de 90 toneladas, uma minicarregadeira e caminhões. Os técnicos da concessionária constataram que os resíduos encontrados dentro dos tanques da ETA estavam limitando a quantidade de água para distribuição no município.

O supervisor de Operações da Rio+Saneamento, Alan Johnny Ribeiro, explicou que, com a retirada do lodo dos decantadores, será possível operar a estação com sua máxima capacidade, principalmente no verão, período em que a quantidade de sedimentos aumenta na água captada do rio (água bruta).

“Este lodo reduz muito a capacidade da Estação de Tratamento, porque ocupa espaço dentro dos tanques de processo reduzindo seu volume útil. Esta operação visa recuperar a capacidade total da ETA, com foco no que iremos enfrentar na alta temporada quando há maior demanda por água e água bruta com mais impurezas para serem removidas no processo de tratamento”, completou.

Segundo o superintendente da Rio+Saneamento, na Regional Serra Lagos, Christian Portugal, essa ação faz parte de uma série de projetos que estão sendo desenvolvidos para melhorias no tratamento e distribuição de água para a população. “A remoção desse lodo na ETA é fundamental para o aumento da produção de água tratada, principalmente no verão. São projetos importantes que integram equipes de engenharia e de operações trabalhando pela melhor prestação de serviços para os clientes”, concluiu o superintendente.

A ação na Estação de Tratamento de Água se estenderá pelos próximos 15 dias.

Fonte: DANTHI – Verônica Côrtes

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.