Rio+Saneamento investe em tecnologia para otimização de unidades operacionais em Rio das Ostras
Captação e Estação de Tratamento de Água ganharam sensores e inversores de frequência que ajudam a identificar, preventivamente, eventuais ocorrências na operação do abastecimento
A tecnologia está cada vez mais presente em diversos aspectos da sociedade e, inclusive no campo do saneamento básico, ela se torna uma poderosa aliada para melhoria e fortalecimento dos sistemas de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto. Nas operações da Rio+Saneamento, a tecnologia é um dos principais elementos na busca de soluções para os desafios da universalização dos serviços e, em todas as cidades onde atua, como em Rio das Ostras, a concessionária utiliza componentes tecnológicos como peças fundamentais nos processos operacionais, pois ajudam na otimização e eficiência dos sistemas.
Este ano, a Rio+ concluiu a instalação dos painéis de comando com sensores e inversores de frequência na Captação Ponte do Baião e na Estação de Tratamento de Água (ETA) Rio Dourado, unidades operacionais que compõem o sistema de abastecimento do município de Rio das Ostras. Esses novos equipamentos são importantes para o desenvolvimento de métodos mais eficientes e econômicos no tratamento da água.
Entre os principais benefícios e vantagens dos inversores de frequência, estão o aumento da capacidade de produção de água — uma vez que há um ganho de potência na operação —, com o controle adequado do processo de distribuição. Os ganhos operacionais implicam em regular a pressão e a vazão da água, conforme a necessidade. Soma-se a isso, a redução do consumo de energia e o aumento da vida útil dos equipamentos.
Já os sensores são usados para monitorar, continuamente, os parâmetros dos motores elétricos nas unidades operacionais. Cada sensor instalado faz uma coleta de dados das bombas, que é enviada para uma plataforma de gestão, onde são analisados por técnicos e sistemas de inteligência artificial. Isso permite que eventuais ocorrências sejam detectadas preventivamente, melhorando assim a eficiência e evitando interrupções não planejadas do abastecimento.
Para o superintendente regional de Operações, Christian Portugal, o investimento em tecnologias é primordial para o aprimoramento de equipamentos que compõem os sistemas de água e de esgoto, pois colaboram em soluções mais assertivas nas ações da concessionária.
“A utilização de novas tecnologias traz sempre uma evolução na prestação de serviços, garante a segurança operacional de nossas unidades em Rio das Ostras e, com isso, maior controle e eficiência do sistema. O resultado gera benefícios para o município, como melhor qualidade de vida da população. Os elementos tecnológicos contribuem para melhoria dos sistemas como um todo, trazendo uma resposta mais rápida para otimizar as operações e na gestão dos recursos hídricos, além de promover a sustentabilidade, que é outro pilar importante em todo trabalho desenvolvido pelas equipes da Rio+”, finaliza.
Resultados de desempenho
Para obter os resultados de desempenho nas unidades operacionais é feita a análise de vibração, técnica que ajuda a detectar possíveis problemas em equipamentos, como motores, por exemplo. Usando sensores, é possível medir as vibrações e rendimento dos motores de forma mais ágil e preventiva. Isso permite identificar falhas e corrigi-las antes que o equipamento pare de funcionar. A iniciativa também aumenta a segurança de todo o sistema de distribuição de água.