Rio das Ostras vacina gado contra Febre Aftosa

Segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação segue até 30 de novembro

 

O município de Rio das Ostras tem aproximadamente 11 mil cabeças de gado, que estão distribuídas entre cerca de 300 pequenos produtores.

Todos devem vacinar o rebanho contra febre aftosa duas vezes por ano. A primeira etapa da Campanha Nacional aconteceu em maio e, agora, produtores que têm animais com até 24 meses de idade precisam vacinar o rebanho na segunda etapa, que acontece ao longo do mês de novembro.

Os pequenos produtores rurais de Rio das Ostras podem encontrar as doses da vacina em estabelecimentos comerciais credenciados de Casimiro de Abreu e Macaé, com custo aproximado de R$ 2,00 a unidade. Para que a vacina tenha o resultado esperado, a imunização deve ser feita nas datas previstas e as vacinas precisam estar acondicionadas na temperatura adequada.

Nesta segunda etapa da campanha, a Secretaria do Ambiente, Sustentabilidade, Agricultura e Pesca do Município pretende vacinar aproximadamente 5 mil animais ultrapassando o índice mínimo estabelecido pelo Ministério da Agricultura, que é de 80% de imunização. Em Rio das Ostras, o trabalho de vacinação é gratuito para os pequenos produtores, sendo feito em parceria com a Emater-RJ e com o Núcleo de Defesa Agropecuária, com sede em Casimiro de Abreu.

A Secretaria do Ambiente disponibiliza uma equipe técnica com veterinário, técnicos e vacinadores. Segundo o diretor do Deap – Departamento de Agricultura e Pecuária de Rio das Ostras, Anselmo Nazário, o trabalho pode ser feito em cada propriedade onde houver instalações adequadas para o manuseio do rebanho, bastando somente um agendamento prévio. “Os produtores que não possuem espaço adequado para a execução do serviço poderão levar o gado até o Curral Comunitário, na Estrada Califórnia, em Cantagalo”, completou Anselmo.

AFTOSA – A febre aftosa é uma doença altamente contagiosa e que se espalha rapidamente entre os bovinos. Os animais contaminados apresentam febre, aftas na boca, nas tetas e entre as unhas, babam, mancam e param de se alimentar. A vacinação é fundamental na erradicação e prevenção da doença. 

 

FONTE:

Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social
Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.