Rio das Ostras usa arte para conscientizar sobre o trânsito
Respeito às leis é o tema de história contada por estudantes
Baseados na história infantil "Chapeuzinho Vermelho", o grupo de contadores de história da Escola Municipal Ary Gomes de Marins está usando a arte para conscientizar crianças e jovens sobre a importância do respeito às leis de trânsito.
Na história "Capacetinho Vermelho", escrita pela professora Lilia Rodrigues, o personagem título e seu amigo Lobato Gaiato mostram a importância do uso de capacete pelos motociclistas e também do respeito às leis de trânsito pelos motoristas em geral. A história será apresentada em todas as escolas municipais.
– Acho que é uma boa maneira de conscientizar os estudantes porque a arte chega mais próximo dos alunos do que uma palestra, por exemplo. Assim, eles aprendem brincando – diz Lilia, responsável pelo grupo de contadores de história, formado por alunos de 11 a 15 anos.
A criação da história faz parte do Projeto Ostrinha no Trânsito, desenvolvido em todas as escolas municipais, por meio de uma parceria entre as secretarias de Guarda e Trânsito e de Educação.
– Voltando a atenção para a educação para o trânsito hoje, iremos formar futuros motoristas mais conscientes. Em muitos casos, esses estudantes já são condutores porque utilizam suas bicicletas e devem seguir as regras do trânsito – diz o secretário de Guarda e Trânsito, Coronel Sérgio Alves Pinto.
fonte: secom – pmro.