Rio das Ostras treina equipes para iniciar sistema inovador de controle do mosquito
Nova rotina identifica imóvel por etiqueta codificada e permite que dados sejam armazenados e transmitidos em tempo real
Rio das Ostras investe em tecnologias inovadoras para o combate ao mosquito da dengue, o mesmo que transmite a zika e a chikungunya.
Começou nesta semana o treinamento das equipes da Vigilância em Saúde no novo sistema que permite identificar, em tempo real, as áreas com maior incidência do mosquito, além de acompanhar e mapear o trabalho dos guardas sanitários via GPS.
Com os programas Dengue Report e Monitoramento Inteligente da Dengue, a partir de um smartphone, as informações são transmitidas, armazenadas e ficam disponíveis, via Internet, de forma simples e imediata, à toda comunidade. Os guardas sanitários passarão a utilizar o aparelho móvel, que vai identificar cada imóvel a partir da leitura de uma etiqueta (QR-code) colada dentro da residência ou comércio. Os dados das vistorias são inseridos no aparelho.
O sistema garante agilidade e confiabilidade às informações coletadas. Também reduz custos, eliminando a necessidade da papelada e otimizando os recursos disponíveis.
Além disso, armadilhas de mosquito serão espalhadas pela cidade para que os insetos coletados sejam analisados em laboratório. Com isso, é possível saber quais os tipos de vírus estão circulando antes que pessoas já tenham sido contaminadas. O Município é o segundo do Estado a implantar esta tecnologia e o primeiro a utilizar os novos recursos disponíveis.
O piloto do projeto já foi realizado, as equipes da Vigilância em Saúde estão sendo treinadas e, em breve, a nova rotina deve começar na cidade.
FONTE:
Departamento de Jornalismo