Rio das Ostras trabalha duas importantes campanhas no “Outubro Rosa e Verde”
Ações de prevenção ao câncer de mama e colo do útero e também a sífilis adquirida e congênita acontecem nas unidades de saúde e no Centro da Cidade
Neste mês de outubro, duas importantes ações de prevenção acontecem em Rio das Ostras, integrando a campanha “Outubro Rosa e Verde”, que tem como finalidade a prevenção ao câncer de mama e colo uterino (Outubro Rosa) e também a sífilis adquirida e congênita (Outubro Verde).
“Outubro Rosa e Verde” tem o objetivo de multiplicar e compartilhar informações relacionadas à prevenção dessas doenças e fortalecer o caráter educativo dos serviços de saúde, ampliando a conscientização da população e contribuindo para o acesso dos usuários aos serviços de diagnóstico e tratamento, além da redução de mortalidade.
Durante todo o mês, a Secretaria de Saúde de Rio das Ostras, por meio das equipes da Saúde da Mulher e do Programa IST/HIV/Aids/ Hepatites Virais, promove iniciativas nas unidades de saúde e na Praça José Pereira Câmara, no Centro.
Outubro Rosa – A campanha Outubro Rosa vem para divulgar informações sobre o câncer de mama e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença. O câncer de mama é um desafio global e afeta milhões de mulheres. Por esse motivo é tão necessário realizar o autoexame e conhecer alguns sinais de alerta. Dentre eles, nódulo firme e geralmente indolor; alterações na pele da mama: vermelhidão, retração ou aspecto semelhante à casca de laranja; mudanças no bico do peito (mamilo); nódulos nas axilas e pescoço.
Outubro Verde – A segunda campanha realizada este mês é Outubro Verde, que tem como intuito conscientizar e combater a Sífilis e a Sífilis Congênita, uma infecção sexualmente
A Sífilis Congênita ocorre quando a mãe infectada transmite a doença para o filho durante a gestação ou parto, podendo resultar em malformação do feto, aborto, morte ou sequelas como surdez, cegueira e deficiência mental do bebê. Seu diagnóstico deve ser feito precocemente para que o tratamento tenha eficácia.
Durante o pré-natal, é fundamental que as gestantes e seus parceiros sejam testados e, se necessário, iniciem o tratamento. É importante lembrar que a Sífilis tem cura.
Por essa razão, a Campanha foi aberta nesta segunda-feira, 2, com uma capacitação interna sobre sífilis que aconteceu no auditório da Secretaria de Turismo, na Extensão do Bosque, para profissionais da saúde.
Para reforçar essas informações, todas as unidades de saúde estarão empenhadas, oferecendo orientações sobre as duas campanhas, distribuindo material informativo e testagens.
Confira a programação completa no site pelo link https://www.riodasostras.