Rio das Ostras tem programação para marcar Dia de Luta contra Hanseníase
Celebrada em 29 de janeiro, data marca início das atividades no Município
A Secretaria de Saúde de Rio das Ostras promove uma série de atividades de orientação para marcar o Dia Mundial de Luta contra a Hanseníase, 29 de janeiro. A programação começa no domingo, dia 29, e segue até 3 de fevereiro, com palestras em algumas localidades e nos centros saúde da Extensão do Bosque e de Nova Cidade.
O objetivo da campanha é esclarecer a população sobre sintomas da hanseníase, doença antes conhecida como lepra, para que os casos possam receber o atendimento ideal de saúde. A Secretaria de Saúde também vem capacitando os profissionais da Rede Municipal para garantir que os pacientes com sinais da doença sejam encaminhados ao atendimento especializado.
A coordenadora do Programa Municipal de Hanseníase, Ruth Nunes, explica que o diagnóstico rápido ajuda a interromper a cadeia de transmissão desse mal que, embora antigo, ainda se apresenta como um problema de Saúde Pública. “O quanto antes o paciente receber o tratamento adequado, menor o risco de adquirir sequelas incapacitantes”, completa a especialista.
Novos casos da doença continuam surgindo. De acordo com a coordenação do Programa, em 2015 foram sete novos pacientes encaminhados ao tratamento, outros sete casos no ano passado e este ano mais uma pessoa se integrou ao grupo de pacientes em tratamento no Município.
PROGRAMAÇÃO – No dia 29, domingo, as equipes estarão às 10h, na Igreja Bola de Neve; às 17h30, na Igreja Assembleia Vitória em Cristo e às 20h, na 1ª Igreja Batista de Rio das Ostras, conversando com a população sobre sinais e sintomas da hanseníase.
Na segunda, dia 30, às 19h, a equipe fará palestra para voluntários da Cruz Vermelha, na sede da entidade, em Nova Esperança.
De 30 de janeiro a 3 de fevereiro, os profissionais de saúde do Programa de Hanseníase farão palestras nos períodos da manhã, às 9h, e da tarde, às 14h, no Centro de Saúde da Extensão do Bosque.
No dia 1º de fevereiro, a palestra sobre Hanseníase acontece às 14h30, no Centro de Saúde de Nova Cidade.
HANSENÍASE – O Programa Municipal de Hanseníase de Rio das Ostras tem a função de diagnosticar e tratar a Hanseníase, buscando o controle da doença no Município. O Programa funciona no Centro de Saúde da Extensão do Bosque e conta com equipe multidisciplinar, formada por médico, enfermeiros e técnicos de enfermagem, visitador sanitário, assistente social e fisioterapeuta.
FONTE: SECOM – PMRO.