Rio das Ostras tem maior nota da Região e terceira melhor do Estado em Educação Básica

Resultados divulgados pelo MEC mostram que rede municipal cresceu 4 % nos anos iniciais e 9,3% nos anos finais

Rio das Ostras cresceu ainda mais no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), superando as médias estaduais e federais. De acordo com os resultados do Ideb 2009, a rede municipal teve a terceira melhor nota nos anos finais e a quinta maior nos anos iniciais do Ensino Fundamental no Estado do Rio de Janeiro. A cidade se destacou na Região dos Lagos e subiu os seus índices em 9,3% e 3,9% nos anos finais (6º ao 9º) e iniciais (1º ao 5º), respectivamente. Com isso, Rio das Ostras já ultrapassou as metas projetadas pelo MEC para os próximos anos.

“Já atingimos a média prevista para 2013 nos anos iniciais e ultrapassamos a prevista para 2011 nos anos finais, segundo as projeções do MEC. Podemos destacar entre as ações que possibilitaram esses bons índices as avaliações sistêmicas de toda a rede municipal, que realizamos desde 2007. Assim conseguimos medir semestralmente o desempenho dos estudantes de todas as séries e traçar estratégias para melhorar ainda mais”, afirma a secretária de Educação, Maria Lina Paixão.

Entre as escolas que aumentaram mais as médias de 2007 a 2009 nos anos iniciais estão a Maria da Penha de Oliveira, com 24% de crescimento; Ciep Municipalizado Mestre Marçal, com 15,6% e Inayá Moraes D’Couto, com 11,3%. Já entre as escolas que mais ampliaram as médias nos anos finais estão a Professora América Abdalla, com 47%, e a Fazenda da Praia, com 28%.

Além das avaliações sistêmicas, outras ações implantadas pela Secretaria de Educação foram a criação do referencial curricular municipal, a promoção da informática educativa e a realização de cursos de qualificação para os professores dos anos finais e iniciais. Um desses cursos foi o Estudo Dirigido para a Prova Brasil, desenvolvido pela Casa da Educação, setor pedagógico da secretaria. A prefeitura vem investindo também na construção de unidades de ensino modernas e confortáveis.

  FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.