Rio das Ostras suspende as aulas

Rio das Ostras suspende as aulas na rede municipal por precaução à gripe suína

Apesar de não ter casos notificados da doença, Prefeitura atua de forma preventiva e opta por recesso até o dia 16 de agosto

A Prefeitura de Rio das Ostras, apesar de não ter casos de gripe suína (influenza A), resolveu suspender as aulas na rede municipal até o dia 16 de agosto, seguindo o calendário da rede estadual de ensino. A decisão foi tomada na noite de quarta-feira, dia 5, pelo prefeito Carlos Augusto e a secretária de Educação, Maria Lina Paixão, por precaução, já que a temperatura continua baixa, o que aumenta inclusive os casos de gripe comum. A frequência às aulas também estava muito baixa: apenas 55% dos alunos matriculados estavam comparecendo às escolas.

Priorizando as ações preventivas, a Secretaria de Saúde já havia feito um treinamento para cerca de 60 educadores, entre diretores e coordenadores pedagógicos de escolas públicas e particulares, com o objetivo de orientar sobre as formas de contágio e prevenção ao novo vírus, H1N1.

Uma das medidas preventivas adotadas pelas escolas foi a orientação aos pais e responsáveis, informando que crianças e funcionários gripados não deveriam frequentar a unidade de ensino e ainda esclarecendo e estimulando a intensificação das práticas de higiene.

A médica responsável pelo protocolo de atendimento da influenza A em Rio das Ostras, Jane Teixeira, falou aos educadores sobre a importância de orientar os pais a encaminhar os filhos com sintomas de gripe o mais rápido possível às unidades de saúde. “Devemos atuar de forma preventiva e a Secretaria de Saúde já está estruturada para enfrentar possíveis casos da doença na cidade”, completou a médica.

Atendimento prioritário – Como os sintomas da nova gripe são semelhantes aos da gripe comum, toda pessoa gripada (com sintomas) deve buscar atendimento nas unidades de saúde. Não é necessário ir ao Pronto-Socorro; os postos de saúde de Rio das Ostras estão preparados para atender a esses pacientes, que terão prioridade.

É muito importante que as pessoas fiquem atentas e ponham em prática as medidas de higiene, que são fundamentais para diminuir a disseminação da doença:
• Higienizar as mãos com água e sabonete antes das refeições, antes de tocar os olhos, boca e nariz e após tossir, espirrar ou usar o banheiro
• Evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies
• Proteger com lenços (preferencialmente descartáveis) a boca e nariz ao tossir ou espirrar, para evitar disseminação de aerossóis
• Indivíduos com sintomas de gripe devem evitar entrar em contato com outras pessoas suscetíveis;
• Indivíduos com gripe devem evitar aglomerações e ambientes fechados
• Manter os ambientes ventilados

FONTE: SECOM – PMRO.

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.