Rio das Ostras sedia provas do Audax Rio de sexta a domingo

Desafios em estradas e trilhas vão movimentar a cidade durante evento de ciclismo 

Rio das Ostras sedia de sexta, 29, até domingo, 31 de maio, mais uma edição do Audax Rio, circuito de ciclismo reconhecido mundialmente.

As provas são não-competitivas, de regularidade, nas quais os atletas buscam superar suas próprias marcas. A cidade foi escolhida para sediar a última etapa, de 600 km, que classifica atletas para o maior evento ciclístico do mundo, o Circuito Paris-Brest-Paris, de 1.200 km.

A largada dos 600km será às 22h da sexta-feira, 29. O final de semana tem ainda o circuito de 200 km do Audax e desafios em percursos menores, com largada no sábado, dia 30. O Desafio Off-road tem saída às 8h, do domingo.

“A região é perfeita, oferece um trajeto relativamente plano, ainda que os ventos criem algumas surpresas aos participantes. Além da prova final, que vai largar na sexta à noite, teremos uma prova de 200 km no sábado pela manhã, para iniciar outros atletas que queiram conhecer o Audax”, explica o organizador, Thiago Gomes.

Segundo Thiago, a cidade permite que essa logística seja feita de forma eficiente, promovendo o desafio pessoal que os atletas da bicicleta não dispensam.

PROVAS – No Audax não há disputa por colocações. O objetivo é concluir o itinerário, no tempo proposto, de acordo com cada etapa; de 200km, 300km, 400km e 600km.

 Para receber o brevet de 600 km da edição 2015, os ciclistas vão percorrer um circuito entre Rio das Ostras e Atafona, em São João da Barra, Norte do Estado do Rio, passando duas vezes por Quissamã e Barra do Furado.

No sábado, dia 30, às 8h, largam os atletas que vão percorrer o circuito de 200 km, até Quissamã.

O DORA (Desafio Off-Road do Audax), prova totalmente realizada dentro de Rio das Ostras, movimenta a cidade no domingo. Esse circuito tem 80 km, percorrendo estradas de terra, trilhas e fazendas particulares das regiões de Rocha Leão e Cantagalo. A prova inclui uma trilha conhecida como “Vietnam”, na qual os participantes terão que empurrar a bicicleta, atravessar riacho, andar no meio da mata, entre árvores e trilhas de boi, sempre com subidas e descidas alternadas, promovendo um grande desafio aos participantes.

Ainda no domingo, os ciclistas do Brevet 600km retornam a Rio das Ostras, completando essa prova.

O Audax Rio tem organização da Pedal 2, supervisão da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecierj) e apoio da Prefeitura de Rio das Ostras, por meio do Projeto Rio das Ostras Cidade Bike, de incentivo à prática do ciclismo. 

Confira abaixo a programação:

Largada e chegada na Praia de Costa Azul, Praça da Baleia.

Sexta Feira, dia 29 de maio

20h – Reunião Técnica Brevet 600 km e Brevet 200 km (Desafios)
22h – Largada Brevet 600 km

Sábado, dia 30 de maio

8h – Largada Brevet 200 km e Desafios
16h – Reunião Técnica DORA – Vietnam
21h30 – Chegada dos últimos atletas do Brevet 200 km

Domingo, dia 31 de maio

8h – Largada do DORA – Vietnam
14h – Chegada dos últimos do Brevet 600 km
15h30 – Encerramento e premiações

 

FONTE:

Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.