Rio das Ostras sedia Olimpíada Estadual de Filosofia no sábado, dia 23
São aguardados cerca de 300 participantes no evento que reúne estudantes de Ensino Médio e professores de Filosofia
A segunda edição da Olimpíada Estadual de Filosofia do Rio de Janeiro, que deve reunir cerca de 300 estudantes e professores do Ensino Médio de diferentes cidades, será realizada neste sábado, 23, em Rio das Ostras. Alunos do Curso de Formação de Professores do Instituto Municipal de Educação de Rio das Ostras (Imero), que prioriza a formação humanista, participam da olimpíada que debate o tema “Qual o Caminho para a Reconstrução de Nós Mesmos?”. O encontro acontece no Iate Clube, no Centro, e será encerrado com show da educadora e cantora Márcia Lisboa, às 18h30, na Concha Acústica.
Em 2013, alunos do Imero participaram das olimpíadas estadual e latino-americana de Filosofia representando Rio das Ostras. Única escola da Rede Municipal a oferecer o Ensino Médio, o Imero, além das aulas regulares da disciplina, conta com grupo de estudo e reflexão filosóficas que se encontra uma vez por semana. Durante essas reuniões, orientadas pelo professor Daniel Linhares, os estudantes têm refletido sobre o tema da olimpíada neste ano.
A Cidade será representada por 15 estudantes, que se preparam para o encontro e sentem a responsabilidade de ciceronear participantes de outros municípios. “Queremos contribuir com o grupo, expressando nossas opiniões. Eu sempre fui muito crítica e gosto de falar. Com a Filosofia, tenho mais base para debater ao mesmo tempo em que estou aprendendo a ouvir”, diz Vanessa de Morais,16 anos, aluna do 2º ano do Ensino Médio no Imero.
No grupo estão alunos que descobriram a Filosofia no Ensino Médio e se apaixonaram pela matéria. “Fui conquistada por essa matéria, que nos leva a pensar sobre ética, moral, democracia… Acredito que, hoje em dia, a nossa única liberdade verdadeira é a de falar, de nos expressar. E a Filosofia nos ajuda a exercitar isso”, reflete a aluna Larissa Provenzano, de 18 anos, que cursa o 3º ano do Ensino Médio no Imero.
Para o estudante Misael de Souza, 17 anos, que também está no 3º ano, o estudo de Filosofia ampliou horizontes. “Quando ingressei no Imero, imaginei que nos deteríamos na parte histórica da matéria, falando dos filósofos, suas crenças, período em que viveram. A Filosofia, no entanto, veio complementar o estudo da História, me ajudando a desenvolver o senso crítico”, explica Misael.
Para alguns alunos, a experiência de participar de uma olimpíada de Filosofia não é novidade. Esse é o caso de Adler Franco e Thaís Knust, de 16 e 17 anos, respectivamente, que estão no 3º ano do Ensino Médio. “Foi uma experiência muito boa poder conhecer novas pessoas, com culturas diferentes, que podem ter opiniões diversas ou até mesmo semelhantes às suas”, conta Adler.
CONVITE À REFLEXÃO – À frente da organização local da Olimpíada, a professora e pedagoga Deborah Floresta, ex-aluna do Imero, destaca que o município é vocacionado para sediar o evento. A educadora enfatiza que os alunos da Rede Municipal tiveram excelente performance nas duas edições da olimpíada da qual participaram.
Deborah compõe o comitê organizacional ao lado dos professores Daniel Linhares, do Imero, e Gláucio de Almeida, do Colégio Municipal Professora América Abdalla. Segundo ela, a Olimpíada tem uma característica particular que a diferencia de competições nas áreas de Matemática e Língua Portuguesa, entre outras.
“Na Olimpíada de Filosofia, cada participante busca superar a si mesmo a partir do encontro com o outro. Todos são convidados a apresentar as próprias ideias e a complementar as ideias dos demais participantes. Nessa dinâmica, o aluno é levado a sair de sua zona de conforto para, a partir do conflito, construir novas ideias”, explica Deborah.
PROGRAMAÇÃO – Entre os objetivos da Olimpíada estão fomentar o espírito crítico e dialógico entre os estudantes; desenvolver o diálogo filosófico em solidariedade investigativa; favorecer o questionamento acerca dos dilemas centrais de nossos dias; promover capacidades e atitudes reflexivas e a aptidão para um pensamento autônomo. O encontro segue a seguinte programação: 8h – Credenciamento e Café da Manhã; 9h – Apresentação Cultural: Grupo de Violões e Brinquedos Cantados; 9h30 – Abertura oficial e palestra com os professores universitários Antonio Carlos Ritto, Filipe Ceppas e Renato Nogueira; 11h30 – Apresentação Cultural: Grupo de Percussão e Coral Tom da Voz; 12h30 – Almoço; 14h – Atividade Cultural: Filosofia e Poesia; 14h20 – Oficinas; 16h30 –Apresentação das reflexões feitas nos grupos; 17:30 – Roda de Capoeira; 18h – Oficina do Corpo com Biodança; 18h30 – Show de Marcia Lisboa.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo