Rio das Ostras sedia o V Congresso Estadual das APAEs

Evento aconteceu entre os dias 17 e 19, no Colégio Municipal América Abdalla, em Nova Esperança

Cerca de 500 representantes de todo o estado estiveram em Rio das Ostras entre os dias 17 e 19, para o V Congresso Estadual das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do Estado do Rio de Janeiro. O evento, que teve o apoio da Prefeitura de Rio das Ostras, aconteceu no Colégio Municipal América Abdalla, em Nova Esperança, e o tema foi Inclusão Social e Educacional – Desafios e Superação.

De acordo com a presidente da APAE em Rio das Ostras, Débora Dutra, o município foi privilegiado por sediar o encontro. "O evento é muito importante para Rio das Ostras, pois fortalece nosso movimento, que é um dos mais recentes do estado", conta Débora.

Durante o encontro também foi realizado o 5º Fórum Estadual de Autodefensores. A aluna da APAE de Rio das Ostras, Cibele Monteo, ficou entre os quatro alunos que disputaram a vaga para representar o estado como autodefensor.

No sábado, dia 19, foi promovida uma mesa redonda com o tema "Diferentes Olhares sobre a deficiência e a política de educação inclusiva" e três palestras: "60 anos dos Direitos Humanos: Falar de inclusão é reiterar uma idéia sexagenária", "O olhar da universidade sobre política da educação inclusiva" e o "Posicionamento do Movimento Apaeano em relação à educação inclusiva". À noite, os alunos e representantes das entidades participaram de um baile de comemoração.

No domingo, dia 19, a mesa redonda teve como tema "Com a palavra… a família: dialogando e trocando experiências". Também foram realizadas duas palestras: "Família: sentimentos, desafios, viver e envelhecer com qualidade" e "Reflexões sobre a Autodefensoria e a pessoa com deficiência".


FONTE: Secretaria de Comunicação Social

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.