Rio das Ostras sedia I Fórum de Transparência e Controle Social neste sábado

Prefeito Sabino confirmou presença no evento, que acontece no auditório da Câmara Municipal, reunindo poder público e sociedade

Rio das Ostras sedia neste sábado, 17, a partir das 13h, o I Fórum Sobre Transparência e Controle Social. O evento acontece no auditório da Câmara Municipal, reunindo representantes da sociedade civil e dos poderes Executivo e Legislativo.

O fórum realizado em Rio das Ostras é um desdobramento da 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social – Consocial, que aconteceu em 2010, organizada pelo Governo Federal.

O prefeito Sabino será um dos palestrantes, abordando o tema “A Atuação dos Conselhos Municipais no Controle Social”. Também ministra palestra a representante da Controladoria Geral da União – CGU na região, Carla Cristina Gomes Arêde, que falará sobre o resultado e os próximos passos da conferência.

A programação inclui apresentação da coordenadora do Consocial em Rio das Ostras, Sônia Augusto, que disserta sobre a Transformação da Sociedade pelo exercício da Cidadania. O presidente do Legislativo, Alzenir Pereira Mello, vai abordar o tema Transparência na Câmara. Já o advogado e coordenador da área de Transparência da Administração Pública do Município, Paulo Sérgio Batista, apresenta o tema “Histórico e Transparência na Administração Pública de Rio das Ostras”.
Representantes da sociedade civil, e dos poderes Executivo e Legislativo vão analisar as propostas definidas na Conferência Nacional. Aquelas quem tenham pertinência na realidade local serão encaminhadas à Administração Municipal, que deve criar mecanismos de transparência para um efetivo controle social da gestão pública na esfera municipal.

De acordo, com a representante da comissão organizadora do Fórum Tânia Nascimento, durante o evento haverá uma palestra sobre a importância da Conferência como instrumento de participação da sociedade na luta contra a corrupção, pelo controle social e pela transparência das gestões públicas.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.