Rio das Ostras sedia curso

Rio das Ostras sedia curso de Atendimento de Emergência em Saúde Mental

O município vem investindo em ações de melhoria no atendimento de Saúde Mental, como a criação do Caps de Rio das Ostras

Rio das Ostras foi escolhida para sediar, dias 10 e 17 de agosto, o curso para atendimento de emergência em Saúde Mental para profissionais da Baixada Litorânea. 
O curso é promovido pela Assessoria de Saúde Mental da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Rio das Ostras. O evento acontece no Auditório Inayá Moraes D´Couto, na Praça Prefeito Cláudio Ribeiro, na Extensão do Bosque. A bertura acontece às 10h do dia 10/8.

O curso “Atendimento à Crise: Orientações para a Assistência nas Portas de Entrada Municipais em Saúde Mental” é voltado para médicos, enfermeiros, ssistentes sociais e outros que trabalham à frente das emergências em cidades como Rio das Ostras, Cabo Frio, Araruama, Saquarema, São Pedro da ldeia, Armação de Búzios, entre outras da Baixada Litorânea.

A abertura do curso contará com a presença do Secretário Municipal de Saúde, Sérgio Carvalho, a Coordenadora de Saúde Mental da Secretaria do Estado, Adriana Gaudêncio, e Geysa Muller, Coordenadora Municipal de Saúde Mental.

Na pauta, estão temas pertinentes ao atendimento de emergência de pacientes portadores de doenças mentais, como diagnóstico, encaminhamento, internações, transtornos relacionados ao uso abusivo de álcool e conduta farmacológica. A programação inclui palestras de especialistas e discussão em grupo dos temas apresentados nos dois dias de curso.

Novo Caps – A Secretaria Municipal de Saúde vem investindo na melhoria constante do atendimento em Saúde Mental, como uma das prioridades da gestão.

Com esse objetivo, o município está na fase final de implementação do primeiro Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Rio das Ostras. O Centro de Atenção Psicossocial é um serviço de saúde aberto e comunitário que oferece assistência especializada a pessoas que sofrem de transtorno mental. A Secretaria já estruturou a equipe, que atua de forma integrada no Centro Municipal de Reabilitação. Os documentos necessários já foram enviados ao Ministério da Saúde para repasse de recursos e consolidação do Caps na cidade.

FONTE: SECOM – PMRO.

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.