Rio das Ostras sedia competição que vale vaga para as Paralimpíadas Rio 2016

Atletas do paraciclismo de todo o País estarão em Rio das Ostras neste fim de semana em busca de uma vaga nos Jogos Paralímpicos Rio 2016.

A quarta e última etapa da Copa Brasil de Paraciclismo acontece nos dias 23 e 24 de novembro, das 8h às 12h, na Rodovia Amaral Peixoto, no trecho entre Costazul e a entrada para a Lagoa de Iriry. É a primeira vez que uma prova exclusivamente voltada para o ciclismo adaptado para pessoas com deficiência é realizada no Estado. A expectativa dos organizadores é de que cerca de 100 atletas participem da prova.
A Copa Brasil é o 10º evento de ciclismo realizado no Município neste ano. A iniciativa está inserida no projeto Rio das Ostras Cidade Bike, que tem por estratégia incentivar a realização de eventos esportivos a fim de estimular a prática esportiva.
“O Rio das Ostras Cidade Bike é um projeto novo e inovador. Em menos de um ano já traz frutos para o Município. A Copa do Brasil de Paraciclismo é um reconhecimento – do Ministério do Esporte e do Comitê Paralímpico Brasileiro – ao trabalho desenvolvido na Cidade. Estamos dando passos importantes para que Rio das Ostras se torne referência no esporte e também em mobilidade urbana”, comemora o subsecretário de Esporte e Lazer Raphael Thuin.
No primeiro dia de provas, sábado, 23, será realizada a modalidade Estrada Circuito, cujo objetivo é percorrer algumas voltas no circuito, de acordo com a categoria, sendo o campeão o atleta que cruzar a linha de chegada em primeiro. Já no domingo, 24, é a vez dos atletas encararem a prova de contra-relógio individual, em que os atletas competem com o objetivo de realizar o percurso individualmente no menor tempo.
A prova é uma realização do Comitê Paralímpico Brasileiro, em parceria com a Confederação Brasileira de Ciclismo, com apoio da Prefeitura de Rio das Ostras e da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro – Fecierj, além de contar com o financiamento do Ministério dos Esportes.
TRÂNSITO – Em virtude da realização da prova, a Prefeitura de Rio das Ostras programou um esquema especial de trânsito. No sábado e no domingo, o tráfego da Rodovia Amaral Peixoto será desviado para as ruas auxiliares das 7h às 13h.
RIO DAS OSTRAS CIDADE BIKE – O Projeto Rio das Ostras Cidade Bike pretende estimular o ciclismo como prática esportiva, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população, além de promover a sustentabilidade e a mobilidade urbana. O projeto visa também incluir Rio das Ostras como zona de aclimatação olímpica para delegações estrangeiras para as Olimpíadas do Rio 2016.
PARAESPORTE – Uma equipe do projeto de Paraesporte da Secretaria de Esporte e Lazer de Rio das Ostras estará no local para fazer o cadastro de pessoas com deficiência interessadas em praticar esportes adaptados no Município. Futebol (de cinco e de sete), vôlei, natação, basquete, atletismo, tênis de mesa, vela e goalball serão algumas das modalidades adaptadas oferecidas pelo Projeto.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.