Rio das Ostras sedia 1º Fórum de Planejamento do SUS da Região
Encontro reuniu gestores, profissionais de saúde, representantes dos conselhos da Baixada Litorânea
Nesta terça, dia 26, Rio das Ostras reuniu representantes dos nove municípios da Baixada Litorânea para o 1º Fórum de Planejamento do Sistema Único de Saúde (SUS) dessa região. Gestores, profissionais de saúde e representantes dos conselhos municipais discutiram ações de planejamento que vão fortalecer a gestão do SUS e melhorar os serviços prestados à população. O prefeito Sabino e a secretária municipal de Saúde de Rio das Ostras, Ana Guerrieri, participaram do evento.
Na abertura do Fórum, representando a Secretaria de Estado de Saúde, Flávia Mendes falou da satisfação de participar de um evento de planejamento. “Precisamos incrementar a discussão sobre planejamento em saúde para que façamos um SUS melhor”, disse Flávia. Rosemary Cypriano, da Comissão Permanente de Integração Ensino e Serviço da Baixada Litorânea, explicou que o objetivo é construir planos municipais para o SUS e, para isso, é necessário qualificar os profissionais.
O prefeito Sabino falou dos desafios da Saúde Pública em Rio das Ostras e na região, que incluem a falta de médicos interessados em atuar no Interior e o aumento das responsabilidades da esfera municipal que não são acompanhadas de aumento de repasse de verbas. Sabino retomou o tema do consórcio regional de saúde. “Precisamos concretizar o consórcio regional de saúde. É preciso dar um passo adiante, se organizar. Os municípios têm que apoiar uns aos outros para atendermos às demandas”, opinou o prefeito.
A secretária Ana Guerrieri também acredita na união entre as cidades para superar os desafios. “Os problemas da Saúde Pública se resolvem com planejamento e ações efetivas de gestão. Estamos aqui hoje mostrando a união da Baixada Litorânea”, completou a secretária. Ela também representou o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Estado, do qual é vice-presidente.
FÓRUM – O fórum discutiu a importância do planejamento e avaliação na integralidade, os instrumentos de planejamento (conferências municipais de saúde, planos municipais de saúde, relatórios de gestão), além da legislação vigente. Também foram temas de discussão os instrumentos de gestão orçamentária.
Participaram do encontro secretários de saúde e representantes de Araruama, São Pedro D´Aldeia, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Saquarema, Búzios, Arraial do Cabo e Rio das Ostras, cidades que compõem a Baixada Litorânea.
FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social