Rio das Ostras se une em prol da proteção de crianças e adolescentes
Diferentes setores participaram do I Encontro de Fortalecimento da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente
A Prefeitura de Rio das Ostras, por intermédio da Secretaria de Bem-Estar Social em parceria com o Fundo Municipal da Criança e Adolescente, promoveu na manhã desta quinta-feira, dia 21, no Centro do Idoso, no Parque da Cidade, o I Encontro de Fortalecimento da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente. O evento teve o objetivo de integrar os diferentes segmentos, esclarecendo o papel de cada um no trabalho comprometido de proteção a criança e adolescentes do Município.
O subsecretário Rosenildo Viana, que está interinamente respondendo pela Secretaria de Bem-Estar Social, abriu o encontro falando da importância desse evento para o Município. Rosenildo ressaltou o trabalho desenvolvido pelas assistentes sociais e pelo Conselho Tutelar, defendendo a integração. \”Temos que nos conscientizar que o trabalho de proteção à criança e ao adolescente é um dever de todos e deve ser efetuado em conjunto, envolvendo todas as secretarias de governo e a população\”, disse.
Para o presidente do Fundo Municipal da Infância e da Adolescência de Rio das Ostras, José Luiz Porto, o Encontro vai servir para fortalecer o trabalho em rede. \”A rede vai contribui para que todas as secretarias de governo envolvidas e outros órgãos relacionados tenham informações sobre os casos. Com o trabalho unificado teremos como elaborar políticas públicas bem mais abrangentes\”, declarou.
PALESTRA – O evento contou com a palestra do psicólogo Sergio Teixeira. Ele explicou como deve ser o funcionamento da rede de proteção, seus desafios e a forma de atuação de cada segmento nessa jornada. \”A proteção tanto à criança quanto ao adolescente é uma obrigação de todos e deve ser feita de forma conjunta, por isso contamos com a rede para que cada setor fique interligado e consciente do que está acontecendo\”, disse.
Dando continuidade ao trabalho, um novo encontro entre os setores já está agendado para outubro, voltado para o debate do Estatuto da Criança e do Adolescente.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo