Rio das Ostras se prepara para implementar políticas de incentivo ao turismo

O curso do Sebrae/RJ forneceu aos participantes instrumentos e mecanismos para a elaboração e implementação de políticas

Rio das Ostras esteve entre os 28 municípios que participaram do Curso de Gestão Pública Empreendedora no Setor de Turismo do Sebrae/RJ. Ao todo foram 84 gestores municipais que concluíram as três primeiras turmas.

A turismóloga Carla Ennes, da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio de Rio das Ostras recebeu o certificado nesta segunda-feira, dia 7, das mãos da Secretária de Estado de Turismo, Esporte e Lazer do Rio de Janeiro, Márcia Beatriz Lins Izidoro. O curso foi uma iniciativa do Programa Lidera Rio, com o objetivo de promover um cenário favorável ao desenvolvimento, aprimoramento e consolidação da cadeia produtiva do turismo.

Dividido em três módulos, a capacitação forneceu aos participantes instrumentos e mecanismos para a elaboração e implementação de políticas de incentivo. Foram contempladas as regiões de Costa do Sol, Serra Verde Imperial e Costa Verde.

Ao final, cada gestor participante elaborou um projeto. Carla Ennes apresentou o projeto Rocha Leão: turismo de base comunitária, que fala do fomento da atividade turística aproveitando os atrativos existentes e incentivando a geração de renda para a comunidade local. Podendo inclusive, num segundo momento, transformar a localidade na principal entrada do município para quem chega pela BR-101.

A secretária de Estado de Turismo, Esporte e Lazer do Rio de Janeiro, Márcia Beatriz Lins Izidoro, reforçou a importância das parcerias para o desenvolvimento do setor de turismo do estado. "O Sebrae/RJ tem sido um grande parceiro no sentido de capacitar o setor, não apenas na capital, mas também no interior", contou.

Na cerimônia, também estiveram presentes o prefeito de Três Rios e vice-presidente regional da Associação Estadual de Municípios do Rio de Janeiro (Aemerj), Celso Alencar Ramos Jacob; o presidente do Fórum Estadual dos Secretários Municipais de Turismo, Antônio Rossi; e o presidente do Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes do Rio (SindRio) e vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ), Alexandre Sampaio. O evento é fruto de uma parceria entre Sebrae/RJ, Turisrio e Aemerj.


FONTE: Secretaria de Comunicação Social

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.